CAMPUS ITAPERUNA

IFF dá início a cursos de formação inicial em cooperação técnica com a Prefeitura de Itaperuna

por admin publicado 08/09/2023 14h22, última modificação 26/10/2023 14h49
Aulas de eletricista instalador predial de baixa tensão e instalador de sistemas eletrônicos de segurança são voltadas a estudantes da Educação de Jovens e Adultos da rede municipal de ensino.
36d7f99e 94d2 43b6 af10 a41f9234b90d

O Instituto Federal Fluminense (IFF) Campus Itaperuna deu início, na quarta-feira, 6 de setembro, a dois novos cursos de Formação Inicial e Continuada (FIC), nas áreas de Eletricista Instalador Predial de Baixa Tensão e Instalador de Sistemas Eletrônicos de Segurança. A capacitação está sendo oferecida a partir de acordo de cooperação técnica com a Secretaria Municipal de Educação Itaperuna, tendo suas vagas direcionadas a estudantes da rede municipal de ensino que estão cursando o 2º segmento do Ensino Fundamental, por meio da modalidade de Educação de Jovens e Adultos (EJA).

A parceria entre o IFF e o poder público municipal havia sido formalizada durante o encerramento do 2º Colóquio “Educação de Jovens e Adultos: discutindo caminhos e propostas”, em 15 de agosto, com a presença do secretário municipal de Educação, Oliver Trajano Silva Barros, e do diretor-geral do IFF Itaperuna, Filipe Ribeiro de Castro.

"O acordo celebrado dialoga com os compromissos nacionais de oferta da Educação de Jovens e Adultos. Atualmente, temos mais de 39 milhões de pessoas entre 16 e 70 anos no Brasil que sequer possuem o ensino fundamental e não frequentam a escola. Além disso, apenas 1% da oferta de EJA no Ensino Fundamental é integrada com a educação profissional. Agradeço a toda equipe do Campus Itaperuna e da Secretaria Municipal de Educação que, em conjunto, torna possível esse avanço em nosso município. Sintamos, todos nós do IFF, muito orgulho de fazer parte deste momento histórico para a educação de nossa cidade", destaca o diretor-geral do Campus Itaperuna.

Os cursos tiveram início na quarta-feira, com uma apresentação feita pelos coordenadores de curso sobre a estrutura do Instituto, incluindo laboratórios e salas de aula, além do cronograma e demais informações importantes para a capacitação. A ideia da cooperação é fortalecer a ofertas dessa natureza pode influenciar na decisão de retorno dos sujeitos atendidos pela modalidade Educação de Jovens e Adultos, dentro de uma lógica de elevação da escolarização articulada à profissionalização.

"Construído coletivamente entre o IFF Itaperuna e a Secretaria Municipal de Educação, este projeto pedagógico é o resultado da união entre as redes e permite que dois cursos de qualificação profissional sejam agregados à formação básica dos estudantes da EJA-Ensino Fundamental do município. Em tempos de altas taxas de desemprego, essa proposta é um diferencial para os alunos", ressalta a coordenadora de EJA do IFF Itaperuna, Giselda Bandoli.

Integração entre as redes municipal e federal

Segundo o diretor de Ensino e Aprendizagem do campus, o objetivo principal com a celebração do acordo é fomentar a integração da educação de jovens e adultos na rede municipal com a educação profissional, de modo a compartilhar experiências nos processos de ensino e aprendizagem, aproveitando o que cada rede tem de melhor.

"A parceria com a Secretaria Municipal de Educação, nesse sentido, é um compromisso social que assumimos para oportunizar o retorno de pessoas que, por inúmeras razões não frequentaram ou abandonaram a escola, e para contribuir na promoção de uma educação de qualidade para essa parcela da população, ampliando as possibilidades de inserção no mundo do trabalho através da qualificação profissional", afirma o diretor.

Os alunos dos cursos de Eletricista Instalador Predial de Baixa Tensão e Instalador de Sistemas Eletrônicos de Segurança foram selecionados pela própria Secretaria de Educação e farão a capacitação no IFF Itaperuna de forma articulada ao Ensino Fundamental da rede pública municipal.