CAMPUS ITAPERUNA

Cooperação Técnica

IFF dá início a estudo para abertura de cursos no sistema prisional de Itaperuna

por Comunicação Social do Campus Itaperuna publicado 06/12/2022 16h57, última modificação 06/12/2022 16h57
Reunião entre diretores do Campus Itaperuna e do Presídio Diomedes Vinhosa Muniz teve objetivo de iniciar planejamento para a oferta de qualificação profissional voltada à população carcerária.
Reunião sobre acordo com sistema penitenciário em Itaperuna

A reunião aconteceu na sala da direção-geral do IFF Itaperuna

O diretor-geral do Instituto Federal Fluminense (IFF) Campus Itaperuna, Filipe Ribeiro de Castro, e o diretor do Presídio Diomedes Vinhosa Muniz, Thiago Bicaco, se reuniram nesta terça-feira, 6 de dezembro, para iniciar as conversas sobre uma proposta de acordo de cooperação técnica entre as duas unidades. O objetivo é ofertar cursos profissionalizantes gratuitos para internos do sistema prisional, utilizando salas de aula disponíveis dentro do próprio presídio.

"Essa foi uma primeira conversa, mas que nos deixou extremamente animados de conseguirmos colocar o projeto para funcionar já no ano que vem. Há um trabalho grande pela frente, até porque é algo inédito no IFF esse atendimento à população carcerária. Mas a gente entende como uma grande oportunidade de ampliarmos nosso papel na formação de melhores profissionais e cidadãos em nossa sociedade", destacou o diretor-geral do IFF Itaperuna, acrescentando que a ideia é reforçar a parte humanística do currículo desses cursos, proporcionando aos participantes melhores condições de ressocialização para ingresso no mundo do trabalho.

O próximo passo do diálogo entre as instituições será fazer um mapeamento de demandas de qualificação entre os internos e das possibilidades de oferta de cursos pelo IFF Itaperuna para, em seguida, apresentar a proposta para elaboração da cooperação entre a Secretaria e o Instituto. Segundo Filipe Ribeiro de Castro, inicialmente devem ser abertos Cursos de Formação Inicial e Continuada (FIC) nas áreas de Eletrotécnica, Mecânica e Administração, como por, exemplo, eletricista predial, instalador de ar-condicionado e funções relacionadas ao trabalho no comércio. O projeto poderá ser expandido, depois, para formação na modalidade de Educação de Jovens e Adultos (EJA), em nível fundamental ou médio, conforme as demandas a serem identificadas.

O Presídio Diomedes Vinhosa Muniz fica localizado no bairro do Frigorífico, em Itaperuna, e atende detentos em regimes fechado, provisório e semiaberto. Para o diretor Thiago Bicaco, o acordo de cooperação técnica será um diferencial para o trabalho realizado com os internos.

"Como unidade prisional, enxergamos com muito bons olhos essa oportunidade para que nossos internos possam, por meio da educação e da qualificação profissional, encontrar no sistema prisional novos caminhos a seguir quando receberem a liberdade, conseguindo se ressocializar. E essa é justamente uma das funções da Secretaria de Administração Penitenciária", ressaltou o diretor.

A reunião teve ainda a participação da pró-reitora de Extensão, Cultura, Esporte e Diversidade, Cátia Viana, e do diretor de Extensão do IFF, Bruno Jardim, entre outros servidores do IFF e da Secretaria Estadual de Administração Penitenciária.