CAMPUS ITAPERUNA

IFF e SEBRAE discutem potencial energético

por admin publicado 16/07/2010 19h58, última modificação 18/12/2017 13h20
Durante a reunião, nesta sexta-feira, dia 16, representantes do campus Itaperuna e do SEBRAE discutiram a Eficiência Energética em hotéis do Noroeste Fluminense.

Representantes do campus Itaperuna estiveram reunidos com membros do SEBRAE - Itaperuna, na manhã desta sexta-feira, 16, para discutir a realização de auditoria energética nos hotéis da região. Estiveram presentes na reunião o Diretor do SEBRAE Itaperuna, Nelson Rocha, os consultores do SEBRAE Paulo Marcial e Sandra Villar, o Coordenador de Pesquisa e Inovação do campus Itaperuna, Diego Santanna e o Diretor de Apoio ao Ensino, Adriano Ferrarez.

Durante o encontro foram abordados assuntos referentes ao trabalho que o SEBRAE vem realizando na região. A consultora, Sandra Villar falou sobre o trabalho de consultoria energética nos segmentos de produção de cerâmica vermelha, recauchutagem de pneus e panificação. “O recente trabalho com a rede hoteleira está sendo implementado com participação da Associação Brasileira de Hotéis”, completou.

O consultor, Paulo Marcial destacou que a eficiência energética é um produto de mercado e que discutir esse assunto é tornar as atividades empresariais sustentáveis. “Os pequenos e micro-empresários que representam parcela significativa do setor empresarial brasileiro estão excluídos das discussões sobre conservação de energia”, comentou.

Para o Coordenador de Pesquisa e Inovação, Diego Santanna, a parceria com o SEBRAE representa uma oportunidade ímpar para que os alunos dos cursos técnicos do campus Itaperuna tenham contato com o setor produtivo. Ele também destacou a criação do Núcleo de Pesquisa em Planejamento, Gestão Territorial, Produtos e Serviços Turísticos, Cultura e Desenvolvimento Regional, coordenado pelo Prof. Luis Felipe Umbelino.

Adriano Ferrarez pontuou a importância de se economizar recursos financeiros e naturais por meio de projetos de eficiência energética, além disso reafirmou a missão institucional do IFF de apoiar as iniciativas que contribuam para o desenvolvimento do noroeste fluminense.

O Diretor do SEBRAE, Nelson Rocha completou dizendo que o noroeste fluminense possui grande carência de consultores na área energética e falou sobre a necessidade de buscar profissionais da área no Rio de Janeiro. “A parceria com o IF Fluminense aponta no sentido de solucionarmos esse problema”, completou.

Durante a reunião ficou acertado que os levantamentos energéticos que serão realizados vão contar com a participação de alunos do campus Itaperuna sob a supervisão da equipe de consultores do SEBRAE.