CAMPUS ITAPERUNA

IFF Itaperuna abre curso gratuito de Costureiro em Máquina Reta e Overloque em Boa Ventura

por admin publicado 12/09/2023 20h01, última modificação 26/10/2023 14h48
Curso de Formação Inicial terá aulas ministradas no turno da noite, durante quatro meses, no Colégio Estadual Senador Sá, em Boa Ventura, e no IFF Itaperuna.
Processos de adaptacao

O Instituto Federal Fluminense (IFF) Campus Itaperuna está com inscrições abertas para o Processo Seletivo Simplificado para Ingresso no Curso de Formação Inicial de Costureiro em Máquina Reta e Overloque, com duração de quatro meses, a ser realizado no Distrito de Boa Ventura, por meio de uma cooperação técnica com a Prefeitura de Itaperuna. São oferecidas 60 vagas, sendo 20 imediatas e 40 para formação de cadastro de reserva voltado à abertura de novas turmas.

As aulas acontecerão a partir de 9 de outubro, sempre às segundas, terças e quintas-feiras, das 18h às 21h30, com as atividades práticas de modelagem, corte e costura ministradas no Colégio Estadual Senador Sá, em Boa Ventura, enquanto as demais aulas poderão ocorrer no mesmo local ou no IFF Itaperuna, conforme planejamento da coordenação do curso.

Para participar, é preciso ter idade a partir de 16 anos e, no mínimo, o Ensino Fundamental incompleto, além de interesse em cursos de capacitação, aperfeiçoamento, especialização ou atualização profissional para o mundo do trabalho e disponibilidade para frequentar as aulas presenciais no distrito de Boa Ventura e no IFF Itaperuna, que fica localizado na BR 356, km 3, bairro da Cidade Nova, em Itaperuna.

Inscrições são recebidas em Boa Ventura

Os interessados deverão efetuar a inscrição até 25 de setembro, das 18h às 20h, no Colégio Estadual Senador Sá, na Avenida Senador Sá Tinoco, s/nº, no Distrito de Boa Ventura, mediante entrega dos seguintes documentos, em envelope fechado:

• Autodeclaração de renda preenchida – modelo no Anexo I do edital;
  • Declaração de matrícula ou cópia do histórico escolar;
  • Cópia da Certidão de Registro Civil de nascimento ou casamento;
  • Cópia de documento que comprove estar em dia com o Serviço Militar, no caso de sexo masculino maior de 18 anos;
  • Documento que comprove estar em dia com as obrigações eleitorais, caso maior de 18 anos (https://www.tse.jus.br/servicos-eleitorais/certidoes/certidao-de-quitacao-eleitoral);
  • Cópia do documento de identidade;
  • Uma foto 3x4, recente e de frente;
  • Cópia do cadastro de pessoa física (CPF); e
  • Cópia de um comprovante de residência.

A autodeclaração de renda é documento obrigatório e deve ser preenchida uma via para cada membro da família, incluindo o candidato, e mesmo por quem não possua renda alguma, apontando devidamente no formulário. Será por meio desse documento que a Secretaria Municipal de Assistência Social, Trabalho e Habitação de Itaperuna, responsável pela seleção dos inscritos, fará a lista de classificação de candidatos.

Curso é resultado de parceria com a Prefeitura

A divulgação do resultado preliminar está prevista para 2 de outubro, enquanto o resultado final deverá ser divulgado em 4 de outubro no Portal de Seleções do IFF (selecoes.iff.edu.br). O candidato que apresentar dúvidas relacionadas ao processo seletivo poderá entrar em contato pelo e-mail coordenacaotrabalhoerenda@gmail.com.

A abertura do Curso de Formação Inicial de Costureiro em Máquina Reta e Overloque, por meio de cooperação técnica com a Prefeitura de Itaperuna, foi acertada em reunião entre o diretor-geral do Campus Itaperuna, Filipe Ribeiro de Castro, o diretor de Relações Institucionais do IFF, Fernando Ferrara, e o prefeito Alfredo Marques Rodrigues, o Alfredão, em dezembro do ano passado.

Os detalhes da seleção, bem como o acesso ao edital, cronograma, comunicados e resultado de cada etapa, podem ser acompanhados pelo Portal de Seleções do IFF, AQUI.