CAMPUS ITAPERUNA

Atendimento ao Educando

IFF Itaperuna abre inscrições de bolsas do Programa de Assistência Estudantil para o ano de 2019

por Comunicação Social do Campus Itaperuna publicado 07/12/2018 13h41, última modificação 07/12/2018 13h41
Seleção é para modalidades de Auxílio-Moradia, Auxílio-Transporte, Educação para Necessidades Educacionais Especiais (ENEE) e Permanência IFF, com prazo de inscrição até 4 de janeiro
Assistência Estudantil

A partir da próxima terça-feira (11/12), estarão abertas as inscrições para as bolsas do Programa de Assistência Estudantil do Instituto Federal Fluminense (IFF) Campus Itaperuna, referentes ao ano de 2019. O prazo segue o dia 4 de janeiro. Em 26 de março, serão reabertas as inscrições, mas dessa vez apenas para os novos alunos, ingressantes nas turmas de 1º semestre de 2019.

A seleção é para bolsas de Auxílio-Moradia, Auxílio-Transporte, Educação para Necessidades Educacionais Especiais (ENEE) e Permanência IFF. Podem se candidatar alunos que estejam regularmente matriculados e frequentando os cursos presencias nas modalidades de Técnico Integrado ao Ensino Médio (Regular e Educação de Jovens e Adultos), Técnico Concomitante e Subsequente e Ensino Superior.

A inscrição será efetivada em duas etapas: o preenchimento do questionário socioeconômico pelo QAcadêmico e entrega no Protocolo do campus de toda a documentação comprobatória exigida no edital, em envelope lacrado, contendo etiqueta de identificação. Todos os detalhes sobre documentos exigidos, formulários a serem preenchidos e modelo de identificação do envelope estão disponíveis no EDITAL da seleção, que deverá ser lido na íntegra pelos candidatos.

Na terça-feira (11/12), haverá uma reunião geral, no Auditório do Parque Acadêmico, às 12h e às 18h, para esclarecimento de dúvidas com a equipe do Núcleo de Atendimento ao educando (NAE). Já na quinta-feira (13/12), às 12h, e na segunda-feira (17/12), às 12h e às 18h, será realizada uma conferência coletiva de documentos, também no Auditório do Parque Acadêmico, com a equipe do NAE, com o objetivo de minimizar as chances de erro nas inscrições dos candidatos.
O processo de seleção consistirá na análise da situação do estudante através de estudo socioeconômico realizado pelos profissionais de Serviço Social do Instituto, considerando todos os requisitos e critérios detalhados no EDITAL. As bolsas disponíveis são:

Auxílio-Moradia
É um serviço de Assistência Estudantil que compreende a concessão de repasse financeiro ou habitação em moradia estudantil aos estudantes matriculados em cursos regulares presenciais em uma das unidades do IFFluminense. É preciso: I - Residir em moradia com caráter temporário para fins de estudo; II - Comprovar a temporalidade da residência com a entrega de contrato de locação e apresentação, sempre que solicitado, de recibo de sua moradia provisória e/ou comprovante de república/pensão; III - Ter residência inicial e definitiva em município distinto daquele em que o campus do IFFluminense está localizado.

Auxílio-Transporte
É um subsídio financeiro repassado aos estudantes que tenham dificuldades para se deslocar no percurso residência/instituição de ensino/residência, diário ou semanal, e não tenham acesso à gratuidade do passe escolar. O auxílio-transporte deve atender estudantes que residam em municípios distintos daqueles em que o campus do IFFluminense está localizado ou estudantes que residam em áreas de difícil deslocamento/acesso dentro do mesmo município do campus. Os requisitos são: I- Não ter condições de acesso gratuito garantido por ações provenientes de iniciativas públicas municipais, estaduais ou federais; II- Residir em área de difícil deslocamento/acesso dentro do mesmo município em que o campus do IFFluminense está localizado ou residir em município distinto daquele em que o campus do IFFluminense está localizado.

Bolsa ENEE
A bolsa objetiva viabilizar, dentre outros, recursos ou materiais específicos a aquisição de tecnologias assistivas aos estudantes do Instituto Federal Fluminense partícipes do Núcleo de Atendimento às Pessoas com Necessidades Educacionais Especiais (NAPNEE), que se encontrem no perfil das ações de Assistência Estudantil. É preciso: I- Possuir laudo médico que justifique a necessidade educacional específica; II- Não possuir Bolsa Permanência IFF.

Bolsa Permanência IFF
É um subsídio financeiro mensal fornecido aos estudantes regularmente matriculados no Instituto Federal Fluminense em cursos presenciais de nível médio (formação geral, técnico integrado, técnico concomitante ou técnico subsequente) e superior (cursos de graduação não contemplados com a Bolsa Permanência MEC). O candidato deve: I- Estar matriculado em curso presencial de nível médio (formação geral, técnico integrado, técnico concomitante, técnico subsequente ou na modalidade EJA) ou superior (cursos de graduação com carga horária média inferior a cinco horas diárias) que não sejam atendidos pela Bolsa Permanência MEC; II- Não possuir Bolsa de Desenvolvimento Acadêmico e Apoio Tecnológico; III- Ter ao menos um turno livre para participação nas atividades de acompanhamento social e acadêmico definidas pela equipe da Assistência Estudantil; VI – Não possuir Bolsa ENEE.

VEJA AQUI O EDITAL DA SELEÇÃO PARA AS BOLSAS DO PROGRAMA DE ASSISTÊNCIA ESTUDANTIL