CAMPUS ITAPERUNA

Notícias

EJA-EPT

IFF Itaperuna dá início a curso de Assistente Administrativo integrado à Educação de Jovens e Adultos em Cardoso Moreira

por Ana Paula Viana, da Comunicação Social do Campus Maricá publicado 19/08/2025 10h10, última modificação 26/08/2025 10h37
Aula inaugural aconteceu na segunda-feira, 18/08, marcando parceria que prevê ainda a abertura de capacitações de operador de computador e eletricista.
Aula inaugural em Cardoso Moreira

A aula inaugural teve a presença de gestores do IFF e da Prefeitura de Cardoso Moreira

Vinte e oito estudantes que cursam o Ensino Fundamental por meio da Educação de Jovens e Adultos (EJA), na Rede Pública de Cardoso Moreira, iniciaram na segunda-feira, 18 de agosto, uma nova trilha de oportunidades profissionais: o grupo faz parte da primeira turma do Curso de Formação Inicial e Continuada de Assistente Administrativo, ofertado pelo Instituto Federal Fluminense (IFF) Campus Itaperuna, de forma articulada à EJA, no município.

A aula inaugural, nesta segunda-feira, reuniu gestores do Instituto e da Prefeitura.

“O Projeto da Educação de Jovens e Adultos Integrada à Educação Profissional e Tecnológica (EJA-EPT) abrange a mobilização junto às redes municipais das regiões atendidas pelo IFF por meio de estabelecimento de parceiras que possam oferecer, simultaneamente, a qualificação profissional e a elevação dos níveis de escolaridade dos participantes”, explica o coordenador da EJA-EPT do IFF, Guilherme Batista.

Os alunos dessa primeira turma foram selecionados a partir de um Acordo de Cooperação Técnica estabelecido com o Município. A previsão é que no 1º semestre de 2026 sejam abertas, também em Cardoso Moreira, outras duas turmas, sendo uma no curso de Operador de Computador e outra no de Eletricista Instalador Predial de Baixa Tensão, totalizando 120 vagas, todas elas vinculados ao Campus Itaperuna.

Segundo o diretor-geral do IFF Itaperuna, ações de articulação do Instituto para o fortalecimento e ampliação da oferta da EJA com a qualificação profissional são fundamentais para oportunizar a esse público a chance de se inserirem no mercado de trabalho, com valorização profissional digna e reconhecida.

“Agradeço a toda equipe do projeto EJA-EPT pela oportunidade do Campus Itaperuna fazer parte dessa oferta no município de Cardoso Moreira, assim como a prefeita Geane Vincler e seu secretariado em confiar no IFF para a celebração desse acordo. Gratidão também à gestão da escola municipal Maria da Penha Marins Siqueira, pela acolhida ao projeto e pelo carinho com toda nossa equipe. Que seja o início de uma parceria duradoura e transformadora para os munícipes de Cardoso Moreira”, destacou.