CAMPUS ITAPERUNA

Notícias

Sustentabilidade

IFF Itaperuna dá início a plantio de mudas de árvores e inaugura ecoponto para coleta de recicláveis

por Comunicação Social do Campus Itaperuna publicado 14/12/2022 18h59, última modificação 14/12/2022 19h09
Ações fazem parte de um amplo programa de extensão do campus e estão sendo realizadas em parceria com a Secretaria Municipal de Meio Ambiente, o Rotary Club e o Movimento Coleta Seletiva Solidária.
Plantio de mudas em itaperuna

O plantio das mudas foi feito na área do Parque Acadêmico Industrial

Estudantes e servidores do Instituto Federal Fluminense (IFF) Campus Itaperuna participaram na manhã desta quarta-feira, dia 14 de dezembro, de um mutirão para o plantio de mudas nativas da mata atlântica na área verde do Parque Acadêmico Industrial. A atividade foi realizada em conjunto com a Secretaria Municipal de Meio Ambiente e o Rotary Club e faz parte de um conjunto de ações do Instituto voltadas a educação ambiental, sustentabilidade e recuperação de áreas degradadas e desmatadas, especialmente na região do Rio Muriaé.

"A ação ocorrida hoje está inserida num amplo programa de extensão do Campus Itaperuna. E a participação das instituições parceiras reforça a relação dialógica que o Instituto tem com a comunidade", ressalta o diretor de Extensão do IFF e professor da área de Biologia no Campus Itaperuna, Bruno Jardim.

Foram plantadas 32 mudas de espécies como Ipê, Pata de Vaca, Pau Ferro, Sibipiruna e Pau Brasil, com o presença do secretário municipal de Meio Ambiente, Sergio Zampiér; do presidente do Rotary Club de Itaperuna, Hélio Ribeiro Frias; e do diretor-geral do IFF Itaperuna, Filipe Ribeiro de Castro, entre outros representantes do IFF, da secretaria e do Rotary.

As mudas foram doadas ao projeto pela Cedae, enquanto a Secretaria, o Rotary Club e o Instituto atuam no apoio e organização do plantio.

Instalação de ecoponto no campus

O IFF Itaperuna também inaugurou recentemente seu primeiro ecoponto para a coleta de itens recicláveis, numa ação conjunta com o Movimento Coleta Seletiva Solidária. O campus já vinha produzindo as estruturas para serem usadas pelo projeto em praças públicas de Itaperuna, mas agora a coleta passou a ser feita também internamente, incluindo resíduos gerados durante as atividades institucionais, entre elas o descarte adequado de papel, plásticos, eletrônicos e de óleo de cozinha para reciclagem ou reaproveitamento por cooperativas associadas ao movimento.

"A nossa articulação com movimentos sociais e governamentais para ações de sustentabilidade é um dos valores do Instituto Federal Fluminense. A proposta de construção dos ecopontos, por exemplo, visa trazer para dentro do campus projetos e ações de extensão que se alinhem com as necessidades regionais. Agora, junto do Movimento de Coleta Seletiva, estabeleceremos uma agenda de produção em nossos laboratórios e buscar curricularizar essa ação com disciplinas dos nossos cursos técnicos. O objetivo é que esse conjunto de ações possam se converter em metas e projetos do Programa de Extensão Nosso Rio Muriaé do Campus Itaperuna, fortalecendo nosso papel regional como instituição comprometida com o ecossistema do Noroeste Fluminense", destaca o diretor-geral do IFF Itaperuna, Filipe Ribeiro de Castro.

Voluntário do Movimento Coleta Seletiva Solidária e responsável pela articulação das atividades em conjunto com o IFF Itaperuna, Francelino da Silva Junior ressalta que, além dos ganhos ambientais, a coleta seletiva solidária ainda fomenta a economia local das cidades e promove a distribuição de renda.

"A contribuição do IFF na montagem dos Ecopontos do Movimento Coleta Solidária junto com a Associação de Catadores e outras entidades é importantíssima, pois costumam chamar a nossa atenção os grandes desastres ambientais, mas não nos incomoda o dano cotidiano que causamos com esgoto não tratado e lixo descartado em locais inadequados ou materiais recicláveis aterrados indevidamente. Por isso é tão importante realizar a coleta seletiva e reciclagem, pois nos ajudam a diminuir a poluição ambiental, estimulam a geração de renda para os catadores e diminui a despesa municipal com aterro, evitando também danos ambientais pela diminuição da retirada de matérias primas na natureza", afirma.

Em 2023, há uma expectativa de ampliação das ações de educação ambiental no IFF Itaperuna, incluindo a 2ª edição do Fórum Regional Nosso Rio Muriaé, evento com a participação de integrantes de movimentos sociais organizados, pesquisadores, especialistas, educadores e a população em geral, no IFF Itaperuna, com o objetivo de debater e encaminhar ações em defesa do patrimônio natural.