CAMPUS ITAPERUNA

IFF Itaperuna dá início à sua 10ª Semana Acadêmica, com mais de 60 atividades na programação

por admin publicado 30/09/2023 18h00, última modificação 26/10/2023 14h43
Evento começa nesta segunda-feira, dia 2, e terá a tradicional mostra de salas temáticas, palestras, oficinas, minicursos e atrações culturais, além da realização conjunta da 8ª Olimpíada Estudantil.
3e4f5906 8445 495c 9998 5d1d3707c58f

Maior e mais tradicional evento do Instituto Federal Fluminense (IFF) Campus Itaperuna, a Semana Acadêmica começa na próxima segunda-feira, 2 de outubro, com mais de 60 atividades programadas nesta que é sua 10ª edição. Ao longo de cinco dias, estudantes, servidores, funcionários terceirizados e visitantes terão a oportunidade de participar de uma série de palestras, oficinas, minicursos, rodas de conversas, apresentações culturais e mostra de trabalhos acadêmicos.

A abertura oficial do evento será às 18h, no cineteatro, com a palestra "Hiperexposição e Sociedade do espetáculo na Idade Mídia", que trará o professor do Instituto Superior de Educação Professor Aldo Muylaert (ISEPAM/FAETEC) Ives da Silva Duque Pereira ao campus para falar sobre a hiperexposição na era digital impulsionada pelas as redes sociais.

"É sabido que essa exposição excessiva pode ter consequências negativas, como cultura do cancelamento, o cyberbullying e a disseminação de informações falsas. A sociedade do espetáculo é aquela em que as pessoas são constantemente bombardeadas por imagens e estímulos visuais, que moldam suas percepções e influenciam suas escolhas. Compreender os efeitos da hiperexposição e da sociedade do espetáculo é fundamental para refletir sobre como lidar com esses fenômenos de forma saudável e consciente, buscando alternativas e soluções para uma convivência mais equilibrada e autêntica na Idade Mídia", destacou o professor ao resumir os tópicos que serão abordados na abertura da Semana Acadêmica.

A programação inclui ainda palestras como "Universo mídia e suas implicações judiciais", "Desafios e Perspectivas na Formação do Curso Técnico em Administração", "Destravando na Redação do Enem: da compreensão textual às estratégias assertivas de escrita", "Possibilidades de atuação na Engenharia Mecânica", "Os desafios tecnológicos para motores de combustão" e "Os bastidores da Sociedade do Espetáculo".

Entre as opções de oficinas e minicursos, há temas como "Páticas Rotineiras em Análises Clínicas", "Técnicas de relaxamento para alívio da ansiedade e do estresse", "Produção de Sabonetes Líquidos", "Introdução a Arduino com TinkerCAD", "Práticas de Corte à Laser", "IFF Game: Criação de jogos educativos digitais no Construct", "Introdução à produção de fermentado", "Oficina de apresentação oral de trabalhos científicos", "Práticas de soldagem com eletrodo revestido", "ChatGPT: Desvendando ideias", "A química das cores", "Introdução à impressão 3D", "Sistemas Automotivos", "Formulações de Produtos de Limpeza", "Prática de Fotografia" e "Química Atmosférica e a produção de jogos didáticos", entre diversos outros.

A programação completa, assim como as inscrições para o evento, estão disponíveis no Portal de Eventos do IFF, no link https://eventos.iff.edu.br/10semanaacademicaitaperuna.

Olimpíada Estudantil faz parte da programação

O esporte também estará, mais uma vez, presente na Semana Acadêmica. Nesta segunda-feira, a partir das 13h, terá a 8ª Olimpíada Esportiva Estudantil do IFF Itaperuna, que volta a fazer parte da programação do evento. Serão cinco dias de disputas, entre as turmas dos Cursos Técnicos Integrados ao Ensino Médio do IFF Itaperuna, em modalidades como futsal, voleibol, queimada, cabo de guerra, xadrez, natação, atletismo, altinha, League of Legends (LOL) e Free Fire.

As atividades das Olimpíadas serão distribuídas na quadra poliesportiva, piscina, campo de futebol, Laboratório de Administração e Tecnoteca, e os jogos acontecerão sempre no turno da tarde, conforme programação divulgada pela equipe de Educação Física do campus.

Salas temáticas em exibição a partir de terça-feira

Uma das principais atrações nesses mais de dez anos de Semana Acadêmica no IFF Itaperuna, a visitação às salas temáticas terá início nesta terça-feira, 3 de outubro, com oito espaços montados por alunos e servidores, tratando de temas da atualidade e experimentos técnicos, com demonstração de equipamentos de laboratórios, encenações teatrais, apresentações musicais e os mais diversos momentos de integração com o público do evento. As exibições acontecerão sempre no turno da manhã e receberão visitas guiadas dos estudantes da rede municipal de ensino de Itaperuna e de cidades próximas.

No Bloco B, as salas temáticas instaladas este ano são as seguintes:

• Pibid: Iniciação à Docência e o Uso Das Tecnologias em Perspectiva Crítica (B10)
  • Criminal Case: Do Entretenimento ao Delito (B11)
  • Através do Girassol (B12)
  • A Contribuição Indelével das Mulheres Para o Desenvolvimento da Astronomia e da Astronáutica: Muito Além De Shorts, Reels e Tiktok (B13)
  • Uma Viagem No Real Do Irreal (B14)
  • Sociedade do absurdo: a vida através da tela (B15)
  • Panis et Circenses (B16)
  • Além das Evidências: Vale a Pena se Expor? (B18)

Para participar da visita às salas temáticas também é preciso fazer previamente a inscrição geral no evento, acessando o site https://eventos.iff.edu.br/9semanaacademicaitaperuna.