CAMPUS ITAPERUNA

Assistência Estudantil

IFF Itaperuna divulga orientações para uso de transporte gratuito pelos alunos

por Comunicação Social do Campus Itaperuna publicado 18/02/2022 15h33, última modificação 18/02/2022 18h52
O Núcleo de Atendimento ao Educando recebe as solicitações e tira dúvidas diretamente em sua sala de atendimento, localizada no Bloco F, de segunda a sexta-feira, das 8h às 20h.

O Núcleo de Atendimento ao Educando (NAE) do Instituto Federal Fluminense (IFF) Campus Itaperuna divulgou orientações específicas para os alunos que precisam do acesso ao transporte gratuito para o deslocamento residência x IFF nos dias de Atividades Pedagógicas Presenciais (APP).

O NAE recebe as solicitações e tira dúvidas diretamente em sua sala de atendimento, localizada no Bloco F, de segunda a sexta-feira, das 8h às 20h.

Estudantes que moram em Itaperuna

Os estudantes que residem em Itaperuna podem utilizar a carteirinha de transporte escolar gratuito para acesso aos ônibus da Viação Santa Lúcia. O pedido é feito no NAE, por meio do preenchimento da ficha de solicitação e entrega de uma foto 3x4, das fotocópias da carteira de identidade, do CPF e do comprovante de residência atualizado (de até dois meses, podendo ser conta de luz ou de água).

No caso de o aluno residir com terceiro (ou seja, comprovante de residência que não esteja em seu próprio nome ou de seus pais), devem ser anexados também a declaração de residência preenchida e assinada por terceiros (declarante), a fotocópia do documento de identificação oficial com foto do declarante e a fotocópia do comprovante de residência do declarante (de até dois meses, podendo ser conta de luz ou de água).

Não estão sendo aceitas, por enquanto, solicitações feita pelos alunos que vão ingressar nas turmas de 1º Semestre de 2022 dos cursos técnicos e superiores. A previsão é que as aulas tenham início em maio.

Pedidos feitos até 2020

Os alunos do Instituto Federal Fluminense (IFF) Campus Itaperuna que solicitaram, até o ano de 2020, a carteirinha de transporte gratuito para o deslocamento residência x IFF e ainda não a receberam devem ficar atentos. A Prefeitura de Itaperuna divulgou uma listagem nominal de estudantes que devem comparecer à sede da Viação Santa Lúcia (Rua Manoel Laxe Gouvea, 335, Aeroporto) para fazer o cadastramento necessário para a emissão da carteirinha. A lista está disponível para acesso AQUI

É necessário que o estudante esteja regularmente matriculado e que compareça ao local portando original e cópia da carteira de identidade, CPF, comprovante de residência e comprovante de matrícula do IFF Itaperuna.

Os estudantes que já usavam a carteirinha de transporte antes da suspensão das aulas presenciais, em março de 2020, tiveram essas carteirinhas desbloqueadas e recarregadas. Em caso de problemas como ainda constar o bloqueio ou o saldo constar como insuficiente, é necessário que o estudante se dirija à Viação Santa Lúcia (Rua Manoel Laxe Gouvea, 335, Aeroporto) para regularizar a situação.

Estudantes que moram fora de Itaperuna

Os estudantes dos cursos técnicos do IFF Itaperuna que residem em outros municípios do Estado do Rio, exceto Itaperuna, podem utilizar o transporte gratuito pela Viação Brasil ou outras empresas de transporte intermunicipal dentro do Estado do Rio, no deslocamento residência x IFF.

Mas, atenção: quem recebeu a declaração de matrícula para apresentar nos ônibus da Viação Brasil em novembro ou dezembro de 2021 deverá comparecer ao NAE para retirar a declaração atualizada até a próxima sexta-feira, 25 de fevereiro.

Para quem ainda não fez a solicitação da declaração, o NAE divulgou o seguinte passo a passo:

Com a Lei Estadual nº 7830/2018, do estado do Rio de Janeiro, os estudantes do ensino básico da rede federal (integrado, concomitante e subsequente) que residem em outros municípios do estado, que não Itaperuna, passaram a ter direito ao transporte intermunicipal com o objetivo de deslocamento residência x instituição de ensino.

Para usufruir desse direito, o estudante deverá portar a declaração de matrícula e estar devidamente uniformizado.

Documentação necessária para emissão da declaração de matrícula:

1) solicitação de declaração para transporte intermunicipal preenchida e assinada;
2) cópia de CPF;
3) cópia de documento de identificação oficial com foto (exemplos: RG, CNH, identidades expedidas pelas Forças Armadas);
4) cópia do comprovante de residência: conta de luz ou conta de água de no máximo 2 meses ou contrato vigente de aluguel.

Caso o estudante tenha seu comprovante de residência em nome de terceiro (ou seja, que não esteja em seu próprio nome ou de seus pais), devem ser apresentados também:

1) a declaração de residência preenchida e assinada por terceiro (declarante);
2) documento de identificação oficial com foto do declarante;
3) cópia do comprovante de residência do declarante de até 2 meses

Os documentos devem ser enviados para o e-mail: transporte.nae.itaperuna@iff.edu.br (somente pelos alunos que estão finalizando o Ano Letivo de 2021).
Assunto: solicitação de declaração para transporte intermunicipal

ACESSE AQUI O REQUERIMENTO DE SOLICITAÇÃO DA DECLARAÇÃO PARA TRANSPORTE INTERMUNICIPAL

ACESSE AQUI O MODELO DE DECLARAÇÃO DE RESIDÊNCIA

Os alunos que vão ingressar no Instituto para cursar o ano letivo de 2022 deverão aguardar a divulgação do prazo de solicitação da declaração.