CAMPUS ITAPERUNA

Notícias

Assistência Estudantil

IFF Itaperuna divulga orientações para uso de transporte gratuito pelos alunos

por Comunicação Social do Campus Itaperuna publicado 03/04/2023 10h51, última modificação 03/04/2023 10h51
O Núcleo de Atendimento ao Educando recebe as solicitações e tira dúvidas diretamente em sua sala de atendimento, localizada no Bloco F, de segunda a sexta-feira, das 8h às 20h.
Transporte gratuito de alunos do IFF Itaperuna

As carteirinhas são usadas para o transporte gratuito no deslocamento entre o IFF e a residência de alunos moradores de Itaperuna. Foto de 07/07/2016

O Núcleo de Atendimento ao Educando (NAE) do Instituto Federal Fluminense (IFF) Campus Itaperuna divulgou orientações específicas para os alunos que precisam do acesso ao transporte gratuito para o deslocamento residência x IFF nos dias de aulas.

O NAE recebe as solicitações e tira dúvidas diretamente em sua sala de atendimento, localizada no Bloco F, de segunda a sexta-feira, das 8h às 20h.

Estudantes que moram em Itaperuna

Os estudantes que residem em Itaperuna podem utilizar a carteirinha de transporte escolar gratuito para acesso aos ônibus da Viação Santa Lúcia. O pedido é feito no NAE, por meio do preenchimento da ficha de solicitação e entrega de uma foto 3x4, das fotocópias da carteira de identidade, do CPF e do comprovante de residência atualizado (de até dois meses, podendo ser conta de luz ou de água). 

No caso de o aluno residir com terceiro (ou seja, comprovante de residência que não esteja em seu próprio nome ou de seus pais), devem ser anexados também a declaração de residência preenchida e assinada por terceiros (declarante), a fotocópia do documento de identificação oficial com foto do declarante e a fotocópia do comprovante de residência do declarante (de até dois meses, podendo ser conta de luz ou de água).

Estudantes que moram fora de Itaperuna

Os estudantes dos cursos técnicos do IFF Itaperuna que residem em outros municípios do Estado do Rio, exceto Itaperuna, podem utilizar o transporte gratuito pela Viação Brasil ou outras empresas de transporte intermunicipal dentro do Estado do Rio, no deslocamento residência x IFF.

Para quem ainda não fez a solicitação da declaração, o NAE divulgou o seguinte passo a passo:

Com a Lei Estadual nº 7830/2018, do estado do Rio de Janeiro, os estudantes do ensino básico da rede federal (integrado, concomitante e subsequente) que residem em outros municípios do estado, que não Itaperuna, passaram a ter direito ao transporte intermunicipal com o objetivo de deslocamento residência x instituição de ensino.

Para usufruir desse direito, o estudante deverá portar a declaração de matrícula e estar devidamente uniformizado.

Documentação necessária para emissão da declaração de matrícula:

1) solicitação de declaração para transporte intermunicipal preenchida e assinada (disponível no NAE);
2) cópia de CPF;
3) cópia de documento de identificação oficial com foto (exemplos: RG, CNH, identidades expedidas pelas Forças Armadas);
4) cópia do comprovante de residência: conta de luz ou conta de água de no máximo 2 meses ou contrato vigente de aluguel.

Caso o estudante tenha seu comprovante de residência em nome de terceiro (ou seja, que não esteja em seu próprio nome ou de seus pais), devem ser apresentados também:

1) a declaração de residência preenchida e assinada por terceiro - declarante (disponível no NAE);
2) documento de identificação oficial com foto do declarante;
3) cópia do comprovante de residência do declarante de até 2 meses

Os documentos devem ser entregues no NAE.