CAMPUS ITAPERUNA

Evento Online

IFF Itaperuna encerra Semana Acadêmica com vencedores em disputa de salas temáticas e maratona

por Comunicação Social do Campus Itaperuna publicado 17/09/2021 20h41, última modificação 17/09/2021 20h41
Melhores salas temáticas, segundo juri técnico, além de menção honrosa para a mais visitada e resultado da Maratona das Cidades Inteligentes foram anunciados na noite desta sexta-feira.
Semana Acadêmica do IFF Itaperuna

"Sencityve S.A.: Uma volta ao Smart Mundo em 5 dias" foi a escolhida do juri técnico como melhor sala temática da Semana Acadêmica - Edição Especial do Instituto Federal Fluminense (IFF) Campus Itaperuna. O anúncio foi feito na noite desta sexta-feira, dia 17 de setembro, durante a solenidade de encerramento do evento, pelo IFF Tube Campus Itaperuna.

Uma das principais atrações das semanas acadêmicas, as salas temáticas este ano foram montadas numa plataforma de exposições virtuais, a Artsteps, já que o evento foi realizado integralmente pela internet. Mas, apesar do modelo diferenciado, o sucesso de público ficou garantido.

"A gente tinha uma preocupação com as salas temáticas, pois não sabíamos exatamente como adaptá-las para o modelo remoto. E foi um sucesso estrondoso. Foram contabilizadas até as 18h desta sexta-feira mais de 80 mil visualizações, nas seis salas somadas. E todas elas ficaram nos trending topics da plataforma. É uma vitória muito grande para o Campus Itaperuna e que nos enche de orgulho. Encerramos essa edição especial da Semana Acadêmica muito felizes e revigorados", comemorou o diretor de Ensino e Aprendizagem do IFF Itaperuna, João Felipe Borges.

Montada por alunos do Cursos Técnicos Integrado em Administração, a sala "Sencityve S.A" teve como objetivo estimular os visitantes a refletirem sobre o conceito de cidades inteligentes, bem como problemas gerados nelas e possíveis soluções. O resultado final ficou da seguinte forma:

1º lugar: "Sencityve S.A. - Uma volta ao Smart Mundo em 5 dias"
Professores coordenadores: Marlucia Junger Lumbreras, Michelle Maria Freitas Neto, Orlando Pereira Afonso Junior e Raphael de Mello Veloso
Link: https://bit.ly/3ntCiOU

2º lugar: "Cidades Invisíveis"
Professor coordenador: João Felipe Barbosa Borges
Link: https://bit.ly/2Xm7IMD

3º lugar: "Super Elementos Químicos"
Professores coordenadores: Anders Teixeira Gomes e Juliana Baptista Simões
Link: https://bit.ly/3AlICfj

Na categoria especial "Sala Temática Viral", a menção honrosa por ter conquistado o maior número de visitantes ao longo da Semana Acadêmica foi para a sala Super Elementos Químicos, com 40.353 visualizações até às 18h desta sexta-feira (17/09).

Maratona das Cidades Inteligentes

A solenidade teve ainda o anúncio do resultado da Maratona Cidades Inteligentes, uma disputa virtual que contou com 90 alunos de cursos técnicos e superiores do campus nesta Semana Acadêmica.

A equipe Genz foi a grande vencedora, com 90 pontos acumulados nas tarefas. O pódio ficou da seguinte forma:

1º lugar: Genz (90 pontos)
2º lugar: Chemistry League (85 pontos)
3º lugar: Infforma (80 pontos)

Ao longo dos cinco dias de disputas, os alunos participaram de jogos de perguntas e respostas e mutirões de visitação às salas temáticas, além de produzirem um vídeo respondendo a seguinte pergunta: "Como fazer para tornar a cidade de Itaperuna uma cidade inteligente?".

Mais informações sobre a Semana Acadêmica estão disponíveis no site do evento: https://eventos.iff.edu.br/semanaacademicaedicaoespecial.

A Semana Acadêmica é um evento realizado anualmente no IFF Itaperuna, desde 2012, com uma ampla e diversificada programação, que inclui apresentação de trabalhos, atrações culturais, torneios, debates, palestras e oficinas, entre outras atividades, com visitação aberta ao público, especialmente a alunos dos últimos anos do Ensino Fundamental. O tema escolhido para esta edição especial foi "Cidades Inteligentes", com o objetivo de discutir questões relacionadas a tecnologia, inclusão e sustentabilidade.

A nona edição da Semana Acadêmica estava programada para ocorrer em 2020, mas segue adiada por tempo indeterminado em decorrência da suspensão das atividades presenciais no campus devido à pandemia da Covid-19.

O IFF Itaperuna segue com suas atividades presenciais suspensas. É possível entrar em contato com os setores administrativos, das 8h às 17h, pelo telefone (22) 3826-2300 e pelo e-mail atendimento.itaperuna@iff.edu.br.