CAMPUS ITAPERUNA

Esporte

IFF Itaperuna faz campanha histórica e conquista dez medalhas nas finais do JINIFF 2023

por Comunicação Social do Campus Itaperuna publicado 05/08/2023 19h11, última modificação 06/08/2023 14h47
Estudantes-atletas do campus subiram ao pódio após disputas nas modalidades de futsal, xadrez e natação dos Jogos Intercampi do IFF.
Equipes de futsal na final do JINIFF

O futsal feminino do IFF Itaperuna conquistou o ouro, enquanto o masculino ficou com a prata

Um sábado para entrar na história do esporte do Instituto Federal Fluminense (IFF) Campus Itaperuna. As finais do JINIFF 2023, os Jogos Intercampi do IFF, realizadas hoje, 5 de agosto, no Campus Campos Centro, marcaram a melhor campanha já realizada por Itaperuna em todas as sete edições da competição.

Os estudantes-atletas do campus conquistaram dez medalhas, sendo três de ouro, cinco de prata e duas de bronze, nas finais das modalidades de natação, futsal e xadrez.

A tão sonhada primeira medalha de ouro do IFF Itaperuna na história dos Jogos veio na natação. E em dose dupla: Hortência Lima e Arthur Canazarro, nos 50 metros livres (feminino e masculino), subiram no lugar mais alto do pódio, ao conquistarem vitórias inéditas.

Houve ainda premiação nas disputas dos 100 metros rasos e 50 metros costas feminino, com medalhas de prata para Isabele Vidal e Hortência Lima, além de um bronze para Isabelli Navarro, nos 100 metros rasos. No masculino, Tobias Lopes conquistou o terceiro lugar nos 100 metros livres.

Futsal fica com ouro  no feminino e prata no masculino

Alegria também no futsal feminino, que ficou com a medalha de ouro, um título também inédito e que foi alcançado após vitórias sobre a equipe do Campus Campos Centro, por 2x1, e do Campus Macaé, por 5x2. Essa foi a primeira vez na história do JINIFF que Itaperuna foi primeiro lugar numa modalidade de esportes coletivos.

A equipe de campeãs é formada pelas alunas Maria Júlia Rios, Ester Rodrigues, Maristher Oliveira, Camilly Processi, Luna Rodrigues, Maria Verlim, Fabiana Silva, Jamily Oliveira,Ana Luiza Couto e Michelle Silva.

No futsal masculino, o time do Campus Itaperuna ganhou a prata, após jogos acirrados. Primeiro, uma vitória sobre Macaé, por 4x3. Os atletas itaperunenses, no entanto, foram superados pelos donos da casa, o Campus Campos Centro, que conquistaram a medalha de ouro com uma vitória por 5x2.

Nossos medalhistas são Lucas Borsari, Arthur Canazarro, Filipe Couto, Ygor Machado, Pedro Tortelote, Luiz Vilela, Ivan Neto, Nicollas Soares, Heron Bastos e Hyron Oliveira.

Pódio também para o xadrez

O xadrez também garantiu medalhas de prata. Miguel Do Vale Lessa foi vice-campeão no individual, enquanto Álvaro Soares, Lucas Melo, Eliaquin Almeida e Hilquias Frontelmo ficaram em segundo na disputa por equipes.

Os treinamentos para o JINIFF 2023 tiveram início em maio no Campus Itaperuna, com as disputas oficiais começando em junho, nas seletivas de núcleo. A equipe técnica é formada pelos professores Rodrigo Martins, Claudia Aleixo, Romulo Santos e Igor Icarahy.

"Os alunos ficaram muito empolgados em poder representar nosso campus nas finais do JINIFF. Apesar do recesso escolar de julho, eles chegaram bem preparados e focados na competição. O JINIFF é um momento muito rico de aprendizagem e experiência que eles têm ao competirem e socializarem com os alunos dos outros campi", contou o professor Rodrigo, técnico das equipes de futsal, pouco antes dos times entrarem em quadra.

Para o diretor-geral do IFF Itaperuna, Filipe Ribeiro de Castro, a participação dos estudantes-atletas de Itaperuna no JINIFF é motivo de muito orgulho para o campus.

“Em nome de toda comunidade do Campus Itaperuna, parabenizo nossas equipes do JINIFF! Participações que encheram de orgulho a todos nós. Representaram nosso campus com entrega, paixão e calor de verdadeiros campeões e campeãs. Parabéns a nossos estudantes e a todos os professores envolvidos nos treinamentos e preparação das equipes. Gratidão e sucesso!”, destacou.

JINIFF pré-classifica vencedores para os Jogos Regionais

Para chegar nas finais do JINIFF, os estudantes participaram, antes, da etapa de núcleos. Isso, porque, dada a abrangência territorial do IFF, os campi são divididos em três seletivas regionais: a do Norte Fluminense, com os campi Campos Centro, Campos Guarus e o São João da Barra; o Noroeste Fluminense, que além de Itaperuna, conta com os campi Cambuci, Itaperuna, Bom Jesus do Itabapoana e Santo Antônio de Pádua; e o núcleo da região litorânea, que é formado pelos campi Macaé, Quissamã, Maricá e Cabo Frio.

De acordo com o Coordenador de Políticas Esportivas da Pró-reitoria de Extensão, Cultura, Esporte e Diversidade, o professor de Educação Física do Campus Campos Centro Ricardo Reis, os Jogos Intercampi este ano tiveram um calendário um pouco mais apertado, por conta das datas marcadas para o Regional, mas ainda assim contaram com momentos marcantes.

"Estamos na sétima edição do JINIFF, um momento fundamental de integração e confraternização de nosso instituto que, sempre reforço, é um só, apesar de ser formado por diversos campi. E o esporte faz parte da formação integral de nossos alunos", ressalta o coordenador.

Os vencedores das finais do JINIFF se pré-qualificaram para os Jogos Regionais dos Institutos Federais, que este ano acontecerão em agosto, na cidade de Guarapari (ES). Essa etapa funcionará como uma seletiva classificatória para os Jogos Nacional (JIN), que estão marcados para novembro e contarão com a participação de estudantes-atletas de todo o país.