CAMPUS ITAPERUNA

Biblioteca

IFF Itaperuna faz licitação para ampliar acervo de livros de sua Licenciatura em Química

por Comunicação Social do Campus Itaperuna publicado 30/11/2021 15h27, última modificação 30/11/2021 15h30
O investimento é de R$ 48.687,38 na compra de 384 exemplares específicos de Química e também da área de Educação e das Ciências Básicas, como Matemática e Física.
Biblioteca do IFF Itaperuna

Licitação é para ampliar o acervo de livros do Curso Superior em Química. Foto: 11/03/2019

O Curso Superior de Licenciatura em Química do Instituto Federal Fluminense (IFF) Campus Itaperuna está mais perto de receber um importante reforço para a formação de seus estudantes: na manhã desta terça-feira, dia 30 de novembro, foi feita a licitação para a compra de mais 384 livros para o acervo técnico do curso. O investimento é de R$ 48.687,38 em recursos extraorçamentários obtidos pela Reitoria do Instituto, por meio de emenda parlamentar de bancada.

"São livros específicos da Química e também da área de Educação e das Ciências Básicas, como Matemática e Física. Esses exemplares vão ajudar muito no dia a dia do curso, tanto os professores quanto os alunos, por serem ferramentas didáticas importantes para o suporte das aulas. Além disso, o acervo da biblioteca é um dos pontos contabilizados na avaliação dos cursos feita pelo Ministério da Educação e, com essa compra, o IFF Itaperuna passa a ter um bom conjunto de obras disponíveis", explicou a coordenadora da Licenciatura em Química, Juliana Simões.

A ampliação e modernização do acervo de livros foi definida a partir de um Estudo Técnico Preliminar realizado em outubro do ano passado. O Curso de Licenciatura em Química teve início no Campus Itaperuna no 1º semestre de 2019 e, atualmente, os alunos da primeira turma estão cursando o 6º período, já com parte das aulas no sistema de Atividades Pedagógicas Presenciais (APP), em conjunto com as Atividades Pedagógicas Não Presenciais (APNP), conforme o plano de retorno gradual do campus.

Segundo o diretor-geral do IFF Itaperuna, Filipe Ribeiro de Castro, a ampliação do acervo faz parte de um conjunto de medidas que têm sido feitas pelo campus no fortalecimento de seus cursos técnicos e superiores, entre elas modernização de laboratórios, reforma de equipamentos esportivos e investimento na assistência estudantil.

"Hoje executamos uma importante ação de fortalecimento dos nossos cursos com a licitação de compra de livros para a Licenciatura em Química. Agradeço a toda equipe do Campus Itaperuna que trabalhou para a execução do processo e também à Pró-Reitoria de Administração que acolheu nosso pedido de investimento no currículo do curso. Agora, vamos trabalhar para a homologação da compra e já direcionar esforços para novas ações de melhoria do acervo técnico também no próximo ano", ressaltou o diretor.

Novo laboratório

O IFF Itaperuna também se prepara para receber, em breve, os equipamentos do Laboratório de Materiais, que será implantado no Parque Acadêmico Industrial, com o objetivo de reforçar ainda mais a formação prática em seus cursos nas áreas de Mecânica e Química. O investimento é de R$ 150 mil, obtidos por meio da mesma emenda parlamentar usada para a compra dos livros. Nesse caso, a licitação já foi concluída, e o empenho para pagamento dos fornecedores foi realizado nesta segunda-feira, 29 de novembro. O campus, agora, aguarda somente a entrega dos equipamentos pelos vencedores da licitação, o que deverá ocorrer nas próximas semanas.

O novo laboratório contará com equipamentos como microscópios metalográficos, durômetro, fornos de altas temperaturas e banho ultrassônico, entre outros, que são voltados a dois eixos de funcionamento: Tratamentos Térmicos e Metalografia. A previsão é que, futuramente, também sejam incorporados equipamentos para o eixo de Ensaios Mecânicos dos Materiais.

O IFF Itaperuna segue com suas atividades presenciais parcialmente suspensas. É possível entrar em contato com os setores administrativos, das 8h às 17h, pelo telefone (22) 3826-2300 e pelo e-mail atendimento.itaperuna@iff.edu.br.