CAMPUS ITAPERUNA

IFF Itaperuna firma parceria para plantio de espécies nativas da Mata Atlântica no campus

por Comunicação Social do Campus Itaperuna publicado 30/09/2022 17h55, última modificação 30/09/2022 22h24
Ação será desenvolvida em conjunto com a Secretaria de Meio Ambiente de Itaperuna e o Rotary Club e envolverá os estudantes no plantio das mudas e em programas de educação ambiental.
Reunião no IFF Itaperuna

A reunião definiu ações de educação ambiental e plantio de mudas por estudantes no campus

Os estudantes do Instituto Federal Fluminense (IFF) Campus Itaperuna serão convidados, em breve, a participar de um mutirão para deixar o campus mais arborizado. O plantio de mudas de espécies nativas da Mata Atlântica começou a ser planejado nesta quinta-feira, 29 de setembro, em conjunto com a Secretaria de Meio Ambiente de Itaperuna e o Rotary Club, após conversas iniciais durante o 1º do Fórum Regional Nosso Rio Muriaé, em agosto.

A reunião desta quinta-feira contou com o diretor-geral do IFF Itaperuna, Filipe Ribeiro de Castro; o organizador do Fórum, professor Adriano Ferrarez; a ex-presidente do Rotary Club, Alcione Moreira Gonçalves, além de profissionais da secretaria.

Segundo Filipe Ribeiro, é fundamental que as instituições da região sejam as fomentadoras de ações em prol da recuperação das áreas degradadas e desmatadas.

"Nosso bioma sofre as consequências da carência de políticas públicas continuadas de proteção e conservação do meio ambiente. A reunião foi fundamental para nos colocarmos ao lado da Secretaria e do Rotary Club, num importante conjunto de ações que iniciaremos com o plantio de mudas. Vamos inserir nossos estudantes em ações de educação ambiental e formação cidadã, de forma que eles sejam os protagonistas nessas ações", ressalta o diretor-geral.

De acordo com o professor Adriano Ferrarez, nessa etapa inicial serão plantadas espécies nativas da Mata Atlântica como Ipês, Pata de Vaca, Pau Ferro, Sibipiruna e Pau Brasil.

“A parceria surgida a partir do 1º Fórum Regional Nosso Rio Muriaé terá por objetivo, nesta etapa de plantio de árvores no IFF Itaperuna, a educação ambiental envolvendo nossa comunidade escolar. O próximo passo será o plantio visando a preservação de nascentes do Rio Muriaé com ações junto à comunidade da região. Esperamos já ter resultados desse projeto para apresentar na 2ª edição do Fórum, em junho de 2023”, explica.

As mudas são doadas ao projeto pela Cedae, enquanto a Secretaria Municipal de Meio Ambiente atua no apoio e organização do plantio. A presidente do Rotary Club e professora universitária, Alcione Moreira, explica que essa ação já vem sendo realizada em Itaperuna, em conjunto com escolas particulares e também da Rede Pública Municipal.

"A parceria com o IFF, sem dúvida, nos traz muita alegria. Juntos, conseguiremos fortalecer a educação dos jovens para o cuidado com o ambiente e até mesmo contribuindo para a conscientização deles para a preservação da natureza", afirma a presidente do Rotary Club.

Após essa primeira reunião, ficou acertado que fará a entrega das plantas arquitetônicas das edificações do campus para análise da Engenharia Florestal da Secretaria de Meio Ambiente, que fará o mapeamento de definição dos locais e espécies mais adequadas para o plantio no campus.