CAMPUS ITAPERUNA

Seleção

IFF Itaperuna inscreve alunos de cursos técnicos e superiores para bolsas de tutor virtual e monitor

por Comunicação Social do Campus Itaperuna publicado 22/06/2022 12h17, última modificação 22/06/2022 12h29

Até a próxima quinta-feira, dia 30 de junho, o Instituto Federal Fluminense (IFF) Campus Itaperuna receberá inscrições de estudantes interessados em participar de sua seleção de bolsistas para Tutoria Virtual e Monitoria neste ano letivo de 2022. As vagas de tutoria virtual são abertas a estudantes de ensino superior de todo o IFF, enquanto a monitoria é direcionada a alunos de cursos técnicos e superiores do Campus Itaperuna.

Para concorrer, é necessário preencher o formulário disponível no link https://forms.gle/ViXyqv6tvA1YCnnq6, até as 23h59 de 30 de junho. Mas, atenção: as etapas seletivas acontecerão entre os dias 4 e 7 de julho. Os candidatos que não entregarem os documentos solicitados e/ou não comparecerem nas datas estipuladas estarão automaticamente eliminados da seleção.

Tutoria Virtual

A seleção de tutores virtuais é aberta a estudantes com matrícula ativa a partir do 2º período/ano em cursos de licenciatura dos campi do IFF, nas seguintes áreas:

• Ciências da Natureza e suas Tecnologias (Biologia): 1 vaga

Estudantes de cursos de Licenciatura em Biologia ou Ciências da Natureza, de qualquer campus do IFF, a partir do 2º período do curso.

• Ciências Humanas e Sociais Aplicadas (Geografia): 1 vaga

Estudantes de cursos de Licenciatura em Geografia, de qualquer campus do IFF, a partir do 2º período do curso.

• Ciências da Natureza e suas Tecnologias (Física): 1 vaga

Estudantes de cursos de Licenciatura em Física, Química ou Ciências da Natureza, de qualquer campus do IFF, a partir do 2º período do curso.

Os tutores virtuais atuarão na tutoria de estudantes do campus, por meio de sessões virtuais com temáticas previamente definidas em conjunto com o professor coordenador. O objetivo é minimizar possíveis deficiências na formação de alunos participantes do projeto de reforço escolar e oportunizar o aprofundamento dos conhecimentos acerca de um determinado componente curricular ou área do conhecimento.

O valor mensal da bolsa de Tutoria Virtual é de R$ 400,00,  para o cumprimento de carga horária semanal de 20 horas, das quais, no máximo, seis horas serão destinadas a sessões virtuais. Outras 14 horas, no mínimo, serão destinadas a reuniões com o coordenador, planejamento e correção de exercícios realizados nas sessões de tutoria.

Monitoria

Para as vagas de monitor, a seleção é voltada exclusivamente a estudantes com matrícula ativa no IFF Itaperuna, uma vez que os plantões de atendimento ocorrerão de forma presencial. Os requisitos variam conforme cada uma das áreas.

• Matemática I: 2 vagas

Estudantes cursando o 1º ano do Curso Técnico Integrado ao Ensino Médio do IFF Itaperuna, com disponibilidade às quartas-feiras, das 13h10 às 17h.

• Instalações Elétricas Prediais: 1 vaga

Estudantes cursando a partir do 2º ano do Curso Técnico em Eletrotécnica do IFF Itaperuna, que estejam matriculados no componente curricular Instalações Elétricas Prediais.

• Circuitos Elétricos I: 1 vaga

Estudantes a partir do 2º ano do Curso Técnico em Eletrotécnica Integrado ao Ensino Médio do IFF Itaperuna, que tenham concluído com êxito o componente curricular Circuitos Elétricos.

• Cálculo (Sistemas de Informação): 1 vaga

Estudantes do curso de Sistemas de Informação do IFF Itaperuna, que tenham concluído com êxito o componente curricular de Cálculo.

• Cálculo (Licenciatura em Química): 1 vaga

Estudantes do curso de Licenciatura em Química do IFF Itaperuna que tenham concluído com êxito os componentes curriculares de Fundamentos da Matemática, Cálculo I e Cálculo II.

O valor mensal da Bolsa de Monitoria é de R$ 250,00, para o cumprimento de carga horária semanal de 12 horas, das quais, no máximo, seis horas serão destinadas a plantões de atendimento. Outras seis horas, no mínimo, serão destinadas a reuniões com o coordenador e planejamento.

Dúvidas e edital

A previsão é que o resultado seja divulgado em 8 de julho. Dúvidas e informações poderão ser encaminhadas para o e-mail: de.itaperuna@iff.edu.br identificando, no campo “Assunto”: “Edital de Tutoria Virtual e Monitoria”.

Antes da inscrição, é fundamental que os candidatos leiam atentamente o edital da seleção, que está disponível AQUI.