CAMPUS ITAPERUNA

Notícias

Evento

IFF Itaperuna inscreve para atividades de sua 2ª Festa Literária, que acontecerá de 30/11 a 01/12

por Comunicação Social do Campus Itaperuna publicado 22/11/2021 19h45, última modificação 23/11/2021 11h15
Este ano, a FLIFF homenageará a escritora Conceição Evaristo e tem em sua programação uma exposição virtual, palestras, saraus, apresentação musical e encontro do Clube de Leitura Literature-se.
Festa Literária do IFF Itaperuna

Estão abertas as inscrições para a 2ª Festa Literária do Instituto Federal Fluminense Campus Itaperuna (FLIFF), evento promovido pelos projetos Literature-se, IFFolha Itaperuna, Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros e Indígenas (Neabi) e Núcleo de Gênero, Diversidade e Sexualidade (Nugedis). As atividades — que são todas gratuitas e abertas ao público em geral — acontecerão de forma remota, pela internet, entre os dias 30 de novembro e 1º de dezembro.

Este ano, a FLIFF homenageará a escritora Conceição Evaristo, tendo como temática “(Po)éticas de escrevivências: a literatura de Conceição Evaristo”. A programação inclui uma exposição virtual, pela plataforma Artsteps, além de palestras, saraus, apresentação musical e encontro do Clube de Leitura Literature-se. No encerramento, na quarta-feira, dia 1º, será realizada a solenidade de posse dos novos membros — alunos e servidores — da Academia de Letras do IFF Campus Itaperuna.

"É um orgulho para nós homenagearmos Conceição Evaristo e sua obra nesta segunda edição de nossa festa literária. Apresentando-nos o conceito de 'escrevivência', Evaristo tece uma obra comprometida com a vida, com a realidade. É a voz poética da mulher negra silenciada no cânone literário", explica a professora de Língua Portuguesa, presidente da Academia de Letras do IFF Itaperuna e coordenadora do Literature-se, Giselda Bandoli.

A Festa Literária está sendo organizada pelo projeto Literature-se novamente em conjunto com o IFFolha Itaperuna, além dos estreantes Neabi e Nugedis.

"Está é a segunda edição da Festa Literária do IFF, uma oportunidade ímpar de refletir sobre a arte da palavra, dessa vez homenageando a talentosíssima Conceição Evaristo. Esperamos que, ao final desse ano tão difícil, esse evento venha nos fazer refletir e nos encorajar a resistir, mas sem perder a ternura", ressalta a também professora de Língua Portuguesa e coordenadora do IFFolha Itaperuna, Fabiana Castro Carvalho.

Para a professora de Espanhol e coordenadora do  Neabi e Nugedis, Flávia Sampaio, um dos objetivos de o evento homenagear a escritora é possibilitar que mais pessoas tenham contato com sua obra.

"Estamos muito felizes em homenagear esta grande escritora do nosso país. Conceição Evaristo tem muito a nos ensinar com sua escrevivência. A forma como ela traz a experiência de ser negra em seus textos é, ao mesmo tempo, tocante e chocante, nos tira do nosso lugar de conforto", afirma.

As inscrições da 2ª FLIFF estão abertas pelo site https://eventos.iff.edu.br/fliffcampusitaperuna. Para participar, é preciso fazer a inscrição geral no evento e, em seguida, nas atividades de interesse, acessando a área da programação e clicando no botão "participar" de cada uma delas. Será concedido certificado de participação aos inscritos que preencherem a lista de presença no momento em que a atividade estiver ocorrendo. Veja a programação:

Segunda-feira, dia 29 de novembro

14h - Abertura da 2ª FLIFF e Sarau "Nos becos da memória: escrevivências de Conceição Evaristo"
Transmissão: https://www.youtube.com/IFFTubeCampusItaperuna

16h - Palestra "A escrevivência em Olhos d'água de Conceição Evaristo: ancestralidade e dor"
Transmissão: https://www.youtube.com/IFFTubeCampusItaperuna

19h30 - Palestra "As mulheres de Conceição Evaristo"
Transmissão: https://www.youtube.com/IFFTubeCampusItaperuna

Terça-feira, dia 30 de novembro

16h - Palestra "Recortes sobre memória e voz social em Conceição Evaristo"
Transmissão: https://www.youtube.com/IFFTubeCampusItaperuna

19h - Palestra "Vozes insubmissas de mulheres negras na obra de Conceição Evaristo"
Transmissão: https://www.youtube.com/IFFTubeCampusItaperuna

Quarta-feira, dia 1º de dezembro

16h30 - Encontro do Clube de Leitura Literature-se
Transmissão: Google Meet

19h - Solenidade de Posse de novos Membros Efetivos da Academia de Letras do IFF Campus Itaperuna
Transmissão: https://www.youtube.com/IFFTubeCampusItaperuna

 

O IFF Itaperuna segue com suas atividades presenciais parcialmente suspensas. É possível entrar em contato com os setores administrativos, das 8h às 17h, pelo telefone (22) 3826-2300 e pelo e-mail atendimento.itaperuna@iff.edu.br.