CAMPUS ITAPERUNA

Notícias

Debate

IFF Itaperuna inscreve para roda de conversa ‘Igualdade de gênero no ambiente escolar’

por Ana Paula Viana, da Comunicação Social do Campus Itaperuna publicado 20/08/2025 13h04, última modificação 20/08/2025 13h09
Evento acontecerá no dia 1º de setembro e é aberto a toda a comunidade interna, em especial aos estudantes dos Cursos Integrados.
Roda de conversa no IFF Itaperuna

Arte de Luiza Fajardo/ IFF Maricá

O mês de setembro terá início no Instituto Federal Fluminense (IFF) Campus Itaperuna com um importante debate a partir do tema “A escola é gente”, que norteia o ano letivo de 2025. Toda a comunidade interna, em especial dos estudantes dos Cursos Integrados, estão convidados a participar da roda de conversa “Igualdade de gênero no ambiente escolar”, no dia 1º, às 12h30, no Cineteatro.

O evento é promovido pelo Núcleo de Estudos de Gênero e Diversidades Sexuais (Nugedis) do IFF Itaperuna, em parceria com o Projeto Jovens Talentos “Relações de gênero na escola: uma análise teórica e prática no Ensino Médio de Itaperuna”, da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro (Faperj).

Segundo a diretora de Ensino e Aprendizagem do campus e coordenadora do projeto, Josélia Silva, esse é um tema fundamental para a construção de uma escola mais justa. 

“A escola é muito mais do que um espaço para aprender matérias como matemática, história ou biologia. É também um lugar onde formamos valores, opiniões e aprendemos a conviver com as diferenças. E é justamente por isso que precisamos falar sobre igualdade de gênero aqui. Muitas vezes, sem perceber, reproduzimos ideias e comportamentos que reforçam estereótipos ou desigualdades e quando a escola se cala diante disso, ela também contribui para a manutenção dessas injustiças”, ressalta.

Ainda de acordo com a diretora, discutir igualdade de gênero é promover o respeito e combater o machismo, a violência, a discriminação.

“É permitir que todas e todos tenham as mesmas oportunidades de aprender, crescer e sonhar, independentemente de seu gênero. É também ajudar meninas a acreditarem que podem ser cientistas, líderes, atletas, e ajudar meninos a entenderem que sensibilidade, cuidado e empatia não os tornam menos homens. Por isso, quando falamos sobre igualdade de gênero na escola, estamos formando cidadãos mais conscientes, mais empáticos e preparados para transformar o mundo em um lugar melhor”, explica Josélia.

Coordenadora do Nugedis, Mariana Ribeiro, destaca ainda que momentos de escuta, troca e aprendizado coletivo são necessários para que a escola seja um espaço de respeito, acolhimento e resistência. 

“Para o Nugedis, essa parceria é uma oportunidade de fortalecer vínculos e reafirmar o compromisso com uma educação transformadora. Questionar práticas que reproduzem desigualdades é fundamental para a promoção da justiça de gênero”, afirma a coordenadora.

Inscrições abertas

A roda de conversa terá a participação de Ana Luiza Rocha Fernandes, Josélia Silva, Maria Fernanda Rodrigues de Souza, Mariana Ribeiro, Millena Bastos Rodrigues e Vitoria da Costa Pontes.

As inscrições estão abertas e podem ser feitas pelo site https://eventos.iff.edu.br/palestrasdonugedis.