CAMPUS ITAPERUNA

Atividades Online

IFF Itaperuna lança chamada interna de salas temáticas para edição especial da Semana Acadêmica

por Comunicação Social do Campus Itaperuna publicado 27/07/2021 11h32, última modificação 27/07/2021 11h32
Evento acontecerá integralmente pela internet, em setembro. As submissões dos projetos de salas temáticas devem ser feitas por servidores do campus.
Semana Acadêmica do IFF Itaperuna

A Semana Acadêmica do Instituto Federal Fluminense (IFF) Campus Itaperuna está de volta, mas desta vez num formato diferente. Em setembro, o campus realizará uma edição especial de seu mais tradicional evento, só que agora com todas as atividades acontecendo pela internet. O tema escolhido é "Cidades Inteligentes", com o objetivo de discutir questões relacionadas a tecnologia, inclusão e sustentabilidade. A programação completa e o prazo de inscrição para o público serão divulgados em breve.

Servidores e alunos, porém, devem ficar atentos, pois já está aberto o período de submissão das "salas temáticas", por meio de uma chamada interna. A cada edição da Semana Acadêmica, as salas costumam ser a principal atração do público durante a visita ao evento. Este ano, os espaços serão montados de forma virtual, por meio de uma plataforma online de exposições.

Os interessados em submeter um projeto de sala devem efetuar a inscrição até as 23h59min do dia 6 de agosto, por meio de preenchimento do formulário disponível no link https://forms.gle/ZRakK6aFmnzZYr1v8. Apenas servidores do IFF Itaperuna podem fazer essa submissão. Além disso, todas as salas deverão obrigatoriamente ter pelo menos um servidor como coordenador responsável pelo trabalho.

Os projetos deverão ser adequados ao tema do evento — "Cidades Inteligentes" — e ser relacionados a uma das seguintes áreas:
I - Ciências da Natureza e suas Tecnologias
II – Ciências Humanas e Sociais Aplicadas
III – Linguagens, Códigos e suas Tecnologias
IV- Matemática e suas Tecnologias
V – Administração
VI – Automação Industrial
VII – Educação
VIII – Eletrotécnica
IX – Informática/Sistemas de Informação
X – Mecânica
XI – Química

O EDITAL e a página de acompanhamento da "Chamada Interna para Submissão de Propostas para Salas Temáticas Virtuais na Semana Acadêmica Edição Especial do IFF Itaperuna" podem ser acessados AQUI.

A previsão é que o resultado seja divulgado em 16 de agosto. A seleção dos trabalhos vai considerar a adequação ao tema da Semana Acadêmica e a relação com as atividades dos cursos e/ou projetos do IFF Itaperuna. Serão concedidas menções honrosas a três salas temáticas por meio de avaliação realizada por uma comissão específica.

De acordo com o edital, a ferramenta utilizada para montagem das salas será a Artsteps (https://www.artsteps.com/), uma plataforma para criar, projetar e compartilhar exposições virtuais gratuitamente. Haverá treinamento para uso do sistema com os servidores proponentes das salas temáticas.

Evento anual

A Semana Acadêmica é um evento realizado anualmente no IFF Itaperuna, desde 2012, com uma ampla e diversificada programação, que inclui apresentação de trabalhos, atrações culturais, torneios, debates, palestras e oficinas, entre outras atividades, com visitação aberta ao público, especialmente a alunos dos últimos anos do Ensino Fundamental. A 9ª Semana Acadêmica estava programada para ocorrer em 2020, mas precisou ser adiada por tempo indeterminado em decorrência da suspensão das atividades presenciais no campus na pandemia da Covid-19.

Desde 2020, todos eventos acadêmicos e culturais do IFF Itaperuna estão acontecendo de forma remota, por meio de plataformas online, entre eles duas edições do Encontro de Química do IFF Itaperuna (EQIFF), Jornada Brasil-Espanha, Festa Literária do IFF Itaperuna (FLIFF), Novembro Negro, Semana de Tecnologia e Educação, #QuarentenaNerd e Projeto 40Enem, além de uma série de debates online sobre temas variados como saúde mental, literatura, metodologias diferenciadas de ensino, música e empreendedorismo feminino.

O IFF Itaperuna segue com suas atividades presenciais suspensas. É possível entrar em contato com os setores administrativos, das 8h às 17h, pelo telefone (22) 3826-2300 e pelo e-mail atendimento.itaperuna@iff.edu.br.