Notícias
IFF Itaperuna realiza Arte entre Povos
O evento teve sua abertura às 14h30 com a apresentação do cantor e compositor gaúcho João Cony, além de receber a visitas de Saulo Nascimento e Paula Bastos, integrantes da Câmara de Arte e Cultura, e do secretário Municipal de Educação José Luiz “Borracha”, o Arte entre Povos trouxe na bagagem as obras dos artistas plásticos Cecília Berlt (Argentina), Richard Bolívar (Peru), Íris Dalavos (Bolívia) e Adela Figueroa (Cuba).
A cubana Adela Figueroa marcou presença não só com suas obras de pintura, escultura e pirogravura em couro, como na condução de uma oficina na qual demonstrou ao público presente sua técnica.
O professor Bolívar Almeida (RS) ofereceu a oficina de Introdução à História da África, que contou entre os inscritos com uma maioria de professores da rede pública estadual e municipal. Outro destaque foi a Oficina de Fotografia Artística com Cimar Pinheiro (ES) muito concorrida e apreciada.
Na futura sala da biblioteca do campus ocorreu à exposição de artes, que contou também com stands de livros da Editora Inverta (RJ) e da Associação José Martí (RS).
Para encerrar a noite, o artista cubano Reinier Valdéz apresentou-se, num dueto, ao lado da compatriota Adela Figueroa, que juntos, encantaram e empolgaram o público presente, que era composto por alunos e servidores dos campi Itaperuna, Bom Jesus de Itabapoana, Campos-Centro e Guarus, e demais visitantes.
Para o professor Bolívar Almeida, o circuito Arte entre Povos faz parte de uma “maratona”. “O evento percorrerá 13 cidades, tendo sido esta passagem pelo campus Itaperuna uma experiência de intercâmbio cultural breve, porém intensa”, elogiou.
Ao final os artistas seguiram para Varre-Sai onde farão sua próxima apresentação.