CAMPUS ITAPERUNA

IFF Itaperuna realiza aula inaugural para alunas do Programa Mulheres Mil

por Comunicação Social do Campus Itaperuna publicado 25/07/2024 14h33, última modificação 25/07/2024 14h52
São 35 alunas que participarão, ao longo dos próximos meses, de aulas profissionalizantes para atuarem como cuidadoras de idosos.
Mulheres Mil no IFF Itaperuna

A aula inaugural aconteceu no cineteatro do IFF Itaperuna

O Programa Mulheres Mil, uma ação do governo federal para a qualificação de trabalhadoras em todo o país, está de volta ao Instituto Federal Fluminense (IFF) Campus Itaperuna, após quase dez anos. Nesta terça-feira, 23 de julho, o campus deu as boas-vindas a 35 novas alunas que, nos próximos cinco meses, terão aulas, gratuitamente, para se profissionalizarem como cuidadoras de idosos.

A abertura do curso aconteceu no cineteatro do IFF Itaperuna e contou também com a participação da coordenação do programa no IFF Itaperuna e de agentes públicos municipais, que foram os responsáveis pela seleção das candidatas, por meio de inscrições nos Centro de Referência da Assistência Social (CRAS) de Itaperuna.

“O Programa Mulheres Mil estava suspenso há uns 10 anos, aproximadamente. Para mim, é uma satisfação enorme fazer parte desta retomada e ver a alegria e esperança em cada rostinho das nossas novas alunas. A mudança que se inicia é mais que uma profissionalização, é uma mudança na expectativa em vários aspectos da vida dessas mulheres. É uma mudança para melhor”, ressaltou a assistente social do IFF Itaperuna e coordenadora local do Mulheres Mil, Renata Nascimento.

Aulas seguem até dezembro

Na aula inaugural desta terça-feira, as alunas realizaram o “Mapa da Vida”, uma atividade dinâmica e interativa, no qual as tiveram a oportunidade de dividir suas experiências de vida e planejarem seus sonhos e objetivos.

Houve ainda a distribuição de kits de material escolar básico, como caderno, caneta, lapiseira, marcador de texto, borracha, corretivo, post-it e caneca, além de uniforme. As alunas também receberão carteira de estudante para o acesso gratuito ao transporte municipal e refeições gratuitas no Restaurante Estudantil do campus, nos períodos de aula.

Recém-chegada ao IFF Itaperuna para cursar a qualificação inicial de cuidadora de idosos, Vanessa Cardoso, ficou empolgada com o início das aulas.

“É com muita satisfação que eu venho agradecer por esse curso maravilhoso que a gente está tendo de cuidador de idoso. É mais uma experiência, mais um ensinamento que a gente está tendo. Isso é muito gratificante para a gente, são portas abertas para nós mulheres termos novos objetivos a vencer”, disse Vanessa.

As aulas do Mulheres Mil no IFF Itaperuna acontecerão sempre às terças e quintas-feiras, no turno da tarde, até dezembro. O programa é fomentado pelo Ministério da Educação (MEC), por meio da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (Setec), e tem como objetivo promover a formação profissional e tecnológica articulada com o aumento da escolaridade de mulheres em situação de vulnerabilidade, fomentando o acesso à educação a essa parcela da população, de acordo com as necessidades educacionais de cada comunidade e a vocação econômica das regiões.