CAMPUS ITAPERUNA

IFF Itaperuna realiza seu 7º Congresso de Interdisciplinaridade de 5 a 7/12

por Comunicação Social do Campus Itaperuna publicado 04/12/2023 21h59, última modificação 04/12/2023 22h03
Coninf chega a sua 7ª edição com uma extensa programação para debater o tema 'Ciência aberta e diversa: desafios da democratização do conhecimento'.
Congresso no IFF Itaperuna

O Coninf reúne em sua programação palestras, oficinas e apresentação de trabalhos acadêmicos.

O Instituto Federal Fluminense (IFF) Campus Itaperuna dará início nesta terça-feira, 5 de dezembro, à 7ª edição do Congresso de Interdisciplinaridade do Noroeste Fluminense (Coninf). O evento segue até quinta-feira, 7 de dezembro, com uma série de atividades que buscam promover o compartilhamento do conhecimento científico e tecnológico e propiciar a popularização da ciência e tecnologia no Noroeste do Estado do Rio.

A abertura oficial acontece nesta terça-feira, às 13h, no cineteatro do campus, com um debate sobre o tema norteador do 7º Coninf “Ciência aberta e diversa: desafios da democratização do conhecimento”. Na sequência, haverá palestras e oficinas como "Ações afirmativas e de permanência no ensino superior", "Formulações de Produtos de Limpeza", "Laboratório Sustentável: Alternativas para Minimização de Resíduos", "Meninas poderosas na escola, mulheres superpoderosas na Ciência", "Meta-análise Descomplicada: Construindo Conhecimento a Partir de Revisões", "A não democratização da internet no Brasil e seus impactos no processo de ensino-aprendizagem", "Currículo Lattes - Importância e como usar" e "Geometria: Da singularidade ao abandono".

Na quarta-feira, 6 de dezembro, começam as apresentações de trabalhos, a partir das 9h, com as comunicações orais, e a partir das 13h30, com as apresentações de banner e a mostra Cientistas do Amanhã. A programação inclui ainda a palestra "20 anos da explosão do Veículo Lançador de Satélites na Base de Alcântara e os rumos do Programa Espacial Brasileiro", seguida da Cerimônia de premiação medalhistas Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA) e na Olimpíada Nacional de Ciências (ONC) de 2023.

O encerramento do evento será na quinta-feira, 7 de dezembro, às 18h30, com a premiação dos melhores trabalhos apresentados. Antes, porém, ao longo do dia, haverá palestras como "Motivadores e Não-Motivadores da Pesquisa Acadêmica", "Mulheres Inspiradoras nas Ciências Biológicas"  e "História da Degradação Ambiental da Bacia do Rio Muriaé". A programação completa está disponível em https://2023.coninf.itaperuna.iff.edu.br