CAMPUS ITAPERUNA

Ensino, Pesquisa e Extensão

IFF Itaperuna realizará sua 2ª Jornada de Língua Portuguesa e Literatura na sexta-feira, dia 11

por Comunicação Social do Campus Itaperuna publicado 07/11/2022 21h01, última modificação 08/11/2022 13h35
O evento, que é promovido pela Academia de Letras do campus, acontecerá em conjunto com as atividades do 6º Congresso de Interdisciplinaridade do Noroeste Fluminense (Coninf).

O Instituto Federal Fluminense (IFF) Campus Itaperuna terá na próxima sexta-feira, 11 de novembro, a realização da 2ª edição de sua Jornada de Língua Portuguesa e Literatura. O evento, que é promovido pela Academia de Letras do campus, em parceria com projetos institucionais de pesquisa e extensão, acontecerá em conjunto com as atividades do Congresso de Interdisciplinaridade do Noroeste Fluminense (Coninf), em formato presencial.

"Trata-se de um evento riquíssimo, e toda a comunidade é convidada a participar, desde alunos e servidores do campus a estudantes e docentes de outras instituições da região. Neste ano, no turno da manhã, teremos uma oficina de redação, direcionada aos alunos que estão se preparando para fazer o ENEM, além de uma oficina de fanzine, com a participação da equipe do projeto Fanzinoteca do IFF Macaé", explica a professora de Língua Portuguesa, coordenadora do projeto IFFolha Itaperuna e uma das organizadoras da Jornada, Fabiana Castro Carvalho de Barros.

No turno da tarde, ainda de acordo com a professora, haverá dois momentos mais relacionados à literatura, sendo o primeiro fruto de uma parceria com o projeto Insubmissas Palavras de Mulheres e o segundo com a Academia de Letras de Itaperuna (ACIL), em comemoração ao centenário da Semana de Arte Moderna. Por fim, estão programados dois momentos voltados aos docentes: uma oficina de redação e uma palestra sobre a educação para a vida.

A programação da 2ª Jornada de Língua Portuguesa e Literatura será realizada integralmente na sexta-feira, nos seguintes horários:

• 8h - Oficina de redação, com a professora Fernanda Gualhano, mestranda da UFJF;
  • 10h - Oficina de Fanzine, com os professores Alberto Carlos Souza e Andrea Gomes Barbosa, ambos do IFF Macaé;
  • 14h - Palestra "Escritoras silenciadas e as adversidades da escrita literária de mulheres", com a professora Anna Faedrich, da UFF;
  • 16h - Comemoração do centenário da Semana de Arte Moderna, incluindo palestra com Natalia Boechat e Valber Meireles;
  • 17h15 - Oficina "O ensino da Redação para o ENEM: interfaces entre escrita e análise linguística Oficina", com a professora Adriene Ferreira de Mello, da Rede Municipal de Pirapetinga (MG);
  • 18h30 - Palestra de encerramento do Coninf "Educar para a vida ou para as notas finais? Desafios didático-pedagógicos da prática docente", com o professor Alan Ferreira de Freitas, da UFV.

O 6º do IFF Itaperuna terá início já nesta quarta-feira, 9 de novembro, com uma programação repleta de palestras, oficinas, apresentações de trabalhos e atrações culturais. A programação completa está disponível no site https://eventos.iff.edu.br/viconinf.