CAMPUS ITAPERUNA

Gestão

IFF Itaperuna recebe gestores dos campi do Noroeste para reunião sobre compras compartilhadas

por Comunicação Social do Campus Itaperuna publicado 13/06/2023 19h26, última modificação 13/06/2023 19h32
Participaram do encontro diretores dos campi Itaperuna, Bom Jesus do Itabapoana e Cambuci, além de integrantes de equipes ligadas às áreas de Compras e Licitações.
Encontro de gestores no IFF Itaperuna

A reunião aconteceu no IFF Itaperuna

O Instituto Federal Fluminense (IFF) Campus Itaperuna sediou nesta terça-feira, 13 de junho, o Encontro de Gestores dos Campi do Núcleo 1 (Noroeste Fluminense), que teve como pauta propostas de otimização e atuação conjunta entre as unidades do IFF, na região, para compras compartilhadas. Participaram da reunião diretores dos campi Itaperuna, Bom Jesus do Itabapoana e Cambuci, além de integrantes de equipes ligadas às áreas de Compras e Licitações.

As discussões desta terça-feira foram centradas em fatores que vêm afetando os processos de compras institucionais, bem como os certames licitatórios que são realizados de forma compartilhada entre as unidades do IFF, em especial para o Núcleo 1. De acordo com o diretor-geral do IFF Itaperuna, Filipe Ribeiro de Castro, o tópico de maior destaque é o que envolve a compra de gêneros alimentícios, devido ao impacto direto desses itens na oferta de alimentação para os estudantes e, por consequência, no funcionamento dos campi.

"Gostaria de agradecer a presença dos diretores e suas equipes no Campus Itaperuna para a produção de um debate tão importante para o Instituto e que repercute diretamente no bom atendimento aos estudantes. É fundamental que os campi mais próximos atuem de forma mais articulada e conjunta para o fortalecimento dos procedimentos internos e condução dos processos administrativos, prezando sempre para o zelo com a coisa pública e na eficiência da nossa Instituição", destacou Filipe Ribeiro de Castro.

Diálogo entre os campi

Para o diretor-geral do IFF Bom Jesus, Leandro Pereira Costa, o diálogo, o compartilhamento de informações e funções e os cronogramas que serão propostos pelo grupo fortalecem os campi enquanto instituição.

"A reunião foi muito proveitosa e tenho certeza que foi um grande passo para que os trâmites de compras compartilhadas referentes ao Núcleo 1 e ao Instituto como um todo aconteçam de forma mais eficaz e sem contratempos", ressaltou.

Além dos diretores-gerais dos campi Itaperuna e Bom Jesus, a reunião contou com a participação do diretor-geral do IFF Cambuci, Luiz Alberto Louzada Hosken; do diretor de Administração e Infraestrutura do IFF Itaperuna, Leandro Arêas, do coordenador de Compras e Licitações, Adriano Baita Alves, e do pregoeiro do campus, Fernando Pinheiro; da diretora de Administração do IFF Bom Jesus Nayana Caetano Tavares, e do coordenador de Compras e Licitação, Jefferson da Silva Mineiro. A equipe do Campus Pádua não compareceu em virtude do feriado municipal em Santo Antônio de Pádua.

No encontro foram feitos os seguintes encaminhamentos: agendamento de reunião com a Pró-Reitoria de Administração para solicitação de orientações com relação a procedimentos dos processos de compras e contratações; solicitação de um estudo de viabilidade para o desenvolvimento de um módulo de gestão de atas de compras integrado ao SUAP; revisitação na divisão dos pregões compartilhados do Núcleo 1 e análise de compras regionalizadas; definição das responsabilidades de cada servidor nas portarias de designação das equipes de planejamento dos certames licitatórios; e atuação mais próxima dos campi do Núcleo 1 no próximo pregão compartilhado (frutas, legumes e verduras), como piloto dos encaminhamentos da reunião.