CAMPUS ITAPERUNA

Notícias

Debates e reflexões

IFF Itaperuna recebe trabalhos para mostras de Literatura e de Fotografia no Fórum Nosso Rio Muriaé

por Comunicação Social do Campus Itaperuna publicado 19/07/2022 19h02, última modificação 22/07/2022 11h43
Interessados em enviar textos e fotografias que serão expostas durante o fórum têm até o dia 1º de agosto para cadastrar o material no site do evento.
Forum Regional no IFF Itaperuna

O Instituto Federal Fluminense (IFF) Campus Itaperuna sediará, no dia 3 de agosto, o 1º Fórum Regional "Nosso Rio Muriaé", evento voltado ao debate sobre a importância da preservação do Rio Muriaé como patrimônio natural de Itaperuna e região. E, além de assistir os painéis temáticos, o público poderá participar como protagonista de outras duas ações propostas pela organização do fórum, em parceria com a Academia de Letras do IFF Itaperuna e os projetos Literature-se e Fotografias IFF: a Mostra de Literatura e a Mostra de Fotografia Nosso Rio Muriaé.

Dentro da Mostra de Literatura, a organização convida o público a pensar e escrever um texto, expressando seus sentimentos a respeito da temática do evento. Além de fazer parte da exposição “Nosso Rio Muriaé”, os textos enviados serão apresentados nas redes sociais da Academia de Letras do IFF Itaperuna e do projeto Literature-se. Para participar, os interessados devem:

  1. Seguir as páginas no Instagram: @academiadeletras_iffiitaperuna e @literature_se_iff;
  2. Fazer sua inscrição no evento https://eventos.iff.edu.br/nossoriomuriae;
  3. Escrever um texto literário (poema, trova, conto, crônica) com o tema “Nosso rio Muriaé”;
  4. Enviar o texto, acessando o ícone “submeter trabalho” na barra superior do site https://eventos.iff.edu.br/nossoriomuriae, até dia 1º de agosto;
  5. Na submissão, escolher a categoria que o seu texto representa – Cultura, Direitos Humanos e Justiça, Educação, Meio Ambiente, Saúde, Tecnologia e Produção ou Trabalho;
  6. Os participantes receberão certificados;
  7. Os autores e autoras poderão recitar seus textos durante o Fórum Regional Nosso Rio Muriaé. Para tanto, deverão manifestar esse interesse, enviando mensagem para o e-mail “academiadeletras.iffitaperuna@gmail.com”.

A Mostra de Fotografia Nosso Rio Muriaé também acontecerá dentro do fórum, com uma exposição composta pelas imagens enviadas. Segundo a organização do evento, o rio pode ser percebido de vários ângulos. Então, é proposto que os participantes fotografem algo que represente seu olhar sobre sua importância. É necessário:

  1. Seguir o Instagram @fotografias_iff;
  2. Fazer sua inscrição no evento https://eventos.iff.edu.br/nossoriomuriae;
  3.  Tirar uma foto do nosso rio Muriaé;
  4.  Enviar a foto, convertida em formato PDF, acessando o ícone “submeter trabalho” na barra superior do site https://eventos.iff.edu.br/nossoriomuriae, até dia 1º de agosto;
  5. Na submissão, escolher a categoria que a sua imagem representa – Cultura, Direitos Humanos e Justiça, Educação, Meio Ambiente, Saúde, Tecnologia e Produção ou Trabalho;
  6. Os participantes receberão certificados.

 

Inscrição nos painéis temáticos

O 1º Fórum Regional "Nosso Rio Muriaé" acontecerá no dia 3 de agosto, em formato presencial, no cineteatro do campus. A participação é aberta ao público em geral, com inscrição gratuita e concessão de certificado aos participantes. A programação oficial vai das 14h às 20h30 e será dividida em três painéis sucessivos, com a presença de especialistas no assunto, além de uma apresentação musical.

14h às 16h - Abertura e Painel 1: Pesca Artesanal no Rio Muriaé: Preservação ambiental e soberania alimentar, com Renata Iquiene, que é presidente da Colônia de Pescadores Z-20 Itaperuna; Vicente de Paulo Santos de Oliveira, professor do IFF e integrante do Comitê de Bacia Baixo Paraíba do Sul; e Jandyr Rodrigues, representante da Fundação Instituto de Pesca do Estado do Rio de Janeiro (FIPERJ).

16h às 18h - Painel 2: As enchentes do Rio Muriaé, com Isabela Costa Zampier, autora do livro "Além das águas: Um retrato dos atingidos das enchentes do Rio Muriaé"; Antenora Siqueira, professora da Universidade Federal Fluminense e representante da Prefeitura de Itaperuna.

18h - Apresentação musical com Valber Meireles.

18h30 às 20h30 - Painel 3: O movimento social organizado em defesa dos recursos hídricos, com o frei Gilberto Teixeira, da Paróquia Santo Antônio – Belizário - Muriaé/MG; professores Antônio Paulo França e Carlos Freitas da ONG REDI; e Silas Borges, do Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB/RJ).

As inscrições já estão abertas e podem ser feitas pelo site https://eventos.iff.edu.br/nossoriomuriae. Além de efetuar o cadastro geral no evento, é preciso se inscrever em cada um dos painéis de interesse, clicando no botão "+Participar".