CAMPUS ITAPERUNA

MEC

IFF Itaperuna sedia etapa intermunicipal da Conferência Nacional de Educação 2024

por Comunicação Social do Campus Itaperuna com Comunicação Social do Ministério da Educação* publicado 28/10/2023 11h01, última modificação 31/10/2023 23h33
Evento, que ocorreu ao longo da semana em todo o país, teve o objetivo de promover debates preparatórios para propor diretrizes, metas e estratégias do novo Plano Nacional de Educação, o PNE.
Conferência Nacional de Educação no IFF Itaperuna

A conferência intermunicipal aconteceu no cineteatro do IFF Itaperuna

O Instituto Federal Fluminense (IFF) Campus Itaperuna sediou nesta quinta-feira, 26 de outubro, a etapa intermunicipal da Conferência Nacional de Educação (Conae) 2024, evento realizado ao longo da semana em todo o país, com o objetivo de promover debates preparatórios para propor diretrizes, metas e estratégias do novo Plano Nacional de Educação (PNE). A ação faz parte de convocação, em caráter extraordinário, feita pela Presidência da República, por meio do Decreto Presidencial nº 11.697/2023.

Ao todo, cerca de 150 pessoas, entre professores, secretários de educação, representantes de conselhos municipais de educação, entre outras autoridades de Itaperuna, Laje do Muriaé e Miracema participaram do encontro intermunicipal no cineteatro do campus.

"É um momento histórico, para o país, o debate para o novo Plano Nacional de Educação. E é fundamental que o Instituto Federal Fluminense esteja presente nesta construção dos novos rumos das políticas educacionais do Brasil. O Campus Itaperuna se orgulha muito de poder sediar uma etapa da Conferência Nacional de Educação e fazer parte dessa contribuição histórica da Região Noroeste Fluminense para o Plano Nacional de Educação. Gratidão aos Secretários de Educação, em especial ao secretário Olliver Trajano, de Itaperuna, pela confiança no campus em sediar a Conae 2024", destacou o diretor-geral do IFF Itaperuna, Filipe Ribeiro de Castro.

A Conferência tem como tema o “Plano Nacional de Educação 2024-2034: Política de Estado para garantia da educação como direito humano com justiça social e desenvolvimento socioambiental sustentável” e se divide em sete eixos, que abrirão as formulações de problemas, causas, objetivos, diretrizes, metas e estratégias para construção do PNE 2024-2034.

O IFF Itaperuna mediou um dos eixos temáticos na etapa municipal, com o professor Rafael Damasceno, relacionado a "Educação comprometida com a justiça social, a proteção da biodiversidade, o desenvolvimento socioambiental sustentável para a garantia da vida com qualidade no planeta e o enfrentamento das desigualdades e da pobreza".

As discussões e debates da etapa municipal/ intermunicipal serão encaminhados aos Fóruns Estaduais de Educação, responsáveis pela sistematização de propostas de emendas ao Documento Referência e pela organização das conferências estaduais. A etapa estadual está prevista para ocorrer de 6 a 19 de novembro, antecedendo a Conae, marcada para os dias 28, 29 e 30 de janeiro de 2024, em Brasília, no Distrito Federal. Os resultados vão contribuir com o diagnóstico da situação educacional e também com proposições de diretrizes, metas e estratégias para o PNE da próxima década.

Saiba mais sobre a Conferência Nacional de Educação 2024 em https://www.gov.br/mec/pt-br/acesso-a-informacao/participacao-social/conferencias/conae-2024.

*Texto produzido com parte do material de apuração da Assessoria de Comunicação Social do Ministério da Educação, disponível em https://www.gov.br/mec/pt-br/assuntos/noticias/2023/outubro/conferencias-municipais-da-conae-2024-vao-ate-29-de-outubro