CAMPUS ITAPERUNA

Cultura

IFF Itaperuna sediará Mostra Oficial do Dia Internacional da Animação, nos dias 29 e 30 de outubro

por Comunicação Social do IFF Itaperuna publicado 22/10/2019 17h58, última modificação 29/10/2019 18h20
O evento está em sua 16ª edição e terá exibições simultâneas, de animações nacionais e internacionais, em mais de 150 cidades de todo o país, com entrada gratuita.
Mostra do Dia Internacional de Animação

O Instituto Federal Fluminense (IFF) Campus Itaperuna sediará, nos dias 29 e 30 de outubro, a Mostra de Curtas-Metragens do Dia Internacional da Animação (DIA). O evento — que está em sua 16ª edição — é realizado anualmente pela Associação Brasileira de Cinema de Animação (ABCA) e terá exibições simultâneas, de animações nacionais e internacionais, em mais de 150 cidades de todo o país, com entrada gratuita. Em Itaperuna, a Mostra acontecerá no Cineteatro Maestro José Carlos Ligiero, no Bloco A do campus, entre outros locais.

Segundo a organizadora do evento em Itaperuna, Bernadete Lacerda Soares, a mostra está de volta à cidade depois de 10 anos.

"Fizemos uma apresentação aqui em Itaperuna do Dia Internacional da Animação há 10 anos, que foi um enorme sucesso. Na época, estava sendo inaugurada a Concha Acústica e teve uma festa muito bacana, com a projeção dos filmes, música e até uma parada cívica. Me animei em trazer a Mostra de volta este ano. O objetivo é justamente ampliar o acesso à cultura aqui em nossa cidade, despertar novos talentos, fazer algo bacana, gratuito e divertido. E, agora, ainda temos esse cineteatro maravilhoso no IFF, um espaço de primeira e aberto a nossa comunidade. É um orgulho para todos nós de Itaperuna", ressalta Bernadete.

A programação no IFF Itaperuna acontecerá conforme o seguinte cronograma:

Terça-feira (29/10)
15h30min - Abertura do evento e Mostra Oficial Nacional e Internacional

Quarta-feira (30/10)
10h - Mostra Oficial Nacional e Internacional
15h30min - Mostra Oficial Nacional e Internacional
18h30min - Mostra Oficial Nacional e Internacional

Dias 5, 19 e 26/ 11
14h - Mostra Infantil para alunos da Rede Municipal de Itaperuna

A Mostra surgiu em 2002, quando a Associação Internacional do Filme de Animação (ASIFA) lançou o “Dia Internacional da Animação”, contando com diferentes grupos internacionais filiados em mais de 30 países, para comemorar a primeira projeção pública de imagens animadas do mundo, que havia ocorrido em em 28 de outubro de 1892, por Emile Reynaud, no Museu Grevin, em Paris. No Brasil, o evento é realizado pela Associação Brasileira de Cinema de Animação desde 2004. Mais informações no site oficial do evento: https://diadanimacao.com.br/.