CAMPUS ITAPERUNA

Seleção Aberta

IFF Itaperuna seleciona alunos dos Cursos Técnicos Integrados para monitoria em Núcleo de Apoio

por Comunicação Social do Campus Itaperuna publicado 11/06/2021 20h20, última modificação 16/07/2021 14h36
Monitores vão atuar no Núcleo de Apoio às Pessoas com Necessidades Educacionais Específicas (NAPNEE) e receberão bolsa mensal de R$ 250 para carga horária semanal de 12 horas.
Inscrições abertas

Estão abertas, até o dia 22 de junho, as inscrições para a seleção de bolsistas de Monitoria do Instituto Federal Fluminense (IFF) Campus Itaperuna que atuarão no suporte a alunos atendidos pelo Núcleo de Apoio às Pessoas com Necessidades Educacionais Específicas (NAPNEE). Para se candidatar é preciso estar cursando a partir do 2º ano dos Cursos Técnicos Integrados ao Ensino Médio do campus e ter concluído com êxito os componentes curriculares dos anos letivos já cursados.

As vagas para os alunos de Eletrotécnica e Informática já estão abertas, enquanto as de Administração e Química são para cadastro de reserva. A bolsa mensal é de R$ 250,00, com carga horária de 12 horas semanais de atuação na plataforma virtual do IFF e/ou outras mídias digitais de apoio às atividades de ensino remotas.

Para se inscrever, os interessados devem enviar e-mail para napnee.itaperuna@iff.edu.br, anexando o "Formulário de Inscrição – Anexo I", disponível no EDITAL da seleção, além do Histórico Escolar do(s) ano(s) letivo(s) anterior(es), e informando no campo Assunto: "Edital monitoria NAPNEE". No corpo do e-mail deverá constar o nome completo do aluno, número da matrícula, curso e o número do telefone atualizado.

A bolsa de Monitoria NAPNEE tem a finalidade de proporcionar a alunos com necessidades educacionais específicas (NEE) a oportunidade de manter atualizados os conhecimentos adquiridos no curso, auxiliando no esclarecimento de dúvidas e dificuldades. Sendo assim, os bolsistas têm entre suas atribuições:

I. Apoiar o aluno acompanhado pela equipe NAPNEE com dificuldade de aprendizagem, por meio de plantões de atendimento individual e aulas de reforço, bem como de atendimentos virtuais sobre o conteúdo das disciplinas;

II. Atuar em Projetos de Ensino voltados aos estudantes com NEE e dar suporte a atividades didático-pedagógicas do curso;

III. Promover acompanhamento do estudante com NEE em todas as disciplinas cursadas pelo mesmo no decorrer do prazo de duração da bolsa, conforme o curso escolhido para atuação do bolsista;

IV. Cooperar no atendimento e orientação do aluno com NEE sob sua responsabilidade, visando sua adaptação e maior integração na plataforma virtual de apoio às atividades de ensino remotas;

V. Auxiliar o aluno com NEE na realização das atividades propostas pelo docente na plataforma virtual, sempre que compatível com seu grau de conhecimento e experiência;

VI.Colaborar com os docentes na identificação de melhorias na execução do processo de ensino, propondo medidas ou recursos alternativos a serem implementados na plataforma virtual;

VII. Apresentar relatório ao final do período de atuação como estudante monitor NAPNEE.

Mais informações sobre a seleção de bolsista de Monitoria do NAPNEE estão disponíveis no site http://selecoes.iff.edu.br/assistencia-estudantil/itaperuna/2021/processo_seletivo-1.

O IFF Itaperuna continua com suas atividades presenciais suspensas. É possível entrar em contato com os setores administrativos, das 8h às 17h, pelo telefone (22) 3826-2300 e pelo e-mail atendimento.itaperuna@iff.edu.br.