CAMPUS ITAPERUNA

Notícias

Reflorestamento

IFF Itaperuna tem mutirão para plantio de árvores no campus em ação da Semana do Meio Ambiente

por Comunicação Social do Campus Itaperuna publicado 07/06/2023 13h06, última modificação 07/06/2023 13h14
Ação foi realizada com a participação do Grêmio Estudantil do campus, além de alunos da Escola Municipal Águas Claras e de representantes do Rotary Club, do INEA e da Secretaria do Meio Ambiente.
Mutirão no IFF Itaperuna de plantio de árvores

O mutirão de plantio de mudas marcou a Semana do Meio Ambiente no campus

O campus do Instituto Federal Fluminense (IFF) em Itaperuna ficou ainda mais verde nesta quarta-feira, 7 de junho. Estudantes, servidores e membros da comunidade externa se mobilizaram numa ação pela Semana do Meio Ambiente — que no Brasil é comemorada entre os dias 5 e 9 de junho — e plantaram mais 16 espécies de árvores nativas da Mata Atlântica na área próxima ao Parque Acadêmico Industrial.

"A ação realizada hoje foi uma experiência marcante para o fortalecimento do IFF como um importante agente de atuação na recuperação das áreas desmatadas no município. Além de grande envolvimento de muitas representações públicas, inserir os alunos nessa prática extensionista é fundamental para a formação deles enquanto cidadãos conscientes da responsabilidade ambiental de cada um de nós", destacou o diretor-geral do IFF Itaperuna, Filipe Ribeiro de Castro, que participou do plantio das mudas ao lado de integrantes do Grêmio Estudantil, do Instituto Estadual do Ambiente (INEA), da Secretaria do Meio Ambiente de Itaperuna e do Rotary Club, que é parceiro do IFF em ações ambientais, além de alunos do 9º ano da Escola Municipal Águas Claras.

As espécies plantadas nesta quarta-feira são de Sapucaia, Jenipapo, Maria Preta, Canafístula, Pau Mulato, Ingá, Sabão de Soldado, Paineira Lisa, Pau Formiga, Aroeira Salsa, Aroeira Pimenteira, Jacarandá de Minas e Pau Ferro. Todas as mudas foram doadas pela Cedae, por meio do programa Replantando Vida, promovido desde 2001 com o intuito de unir ações de reflorestamento com ressocialização de apenados.

O mutirão desta terça-feira está vinculado também às atividades do 2º Fórum Regional Nosso Rio Muriaé, evento que será realizado no dia 28 de junho, pelo IFF Itaperuna, com a participação de integrantes de movimentos sociais organizados, pesquisadores, especialistas, educadores e a população em geral, no debate e encaminhamento de ações em defesa do patrimônio natural.

"Agradecemos muito a participação de todos na ação de hoje, marcando nossa atuação na Semana do Meio Ambiente com esse gesto concreto e em preparação para o 2º Fórum Regional Nosso Rio Muriaé, que está sendo preparado com muito carinho para nossa comunidade", acrescentou o diretor-geral do IFF Itaperuna.

Em dezembro do ano passado, outras 32 mudas de espécies nativas da Mata Atlântica já haviam sido plantadas no campus, também em parceria com a Secretaria Municipal de Meio Ambiente, o Rotary Club e o Cedae, dentro de um conjunto de ações do IFF Itaperuna voltadas a educação ambiental, sustentabilidade e recuperação de áreas degradadas e desmatadas, especialmente na região do Rio Muriaé.