CAMPUS ITAPERUNA

Engenharia Mecânica

IFF Itaperuna tem projeto aprovado pela Faperj para receber recursos voltados a competições estudantis

por Comunicação Social do Campus Itaperuna publicado 02/08/2024 17h49, última modificação 02/08/2024 18h04
Campus foi contemplado em edital para preparar e enviar alunos para participar da chamada Prova da Ponte, um desafio acadêmico que envolve escolas de todo o mundo.
IFF Itaperuna é selecionado em edital da Faperj

Arte de Luiza Fajardo/ IFF Maricá

Hora de iniciar a preparação, pois tem desafio à vista para os estudantes de Engenharia Mecânica do Instituto Federal Fluminense (IFF) Campus Itaperuna! Isso porque um projeto elaborado por professores do curso acaba de ser selecionado para receber recursos da Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro (Faperj), por meio da 3ª edição do Edital Apoio a Equipes Discentes em Projetos de Base Tecnológica para Competições de Caráter Educacional (Edital Nº 06/2024).

O projeto "IFF Composite: equipe dedicada a projeto, simulação e fabricação de estruturas em materiais compósitos para o desafio da ponte da SAMPE Brasil" tem como objetivo preparar e enviar uma equipe de alunos para participar da chamada Prova da Ponte, um desafio acadêmico que é a versão nacional de uma competição conhecida internacionalmente como “Student Bridge Contest”, envolvendo escolas de todo o mundo.

O torneio prevê que os alunos projetem, construam e testem uma ponte estrutural em miniatura utilizando materiais compósitos, como polímeros, de acordo com um conjunto de regras pré-definidas. Os ganhadores são qualificados para participar da final, nos Estados Unidos, valendo o troféu Sampe Student Bridge Champion.

"Estamos extremamente felizes por termos sido contemplados com este financiamento. Participar da competição será uma oportunidade valiosa para o curso de graduação em Engenharia Mecânica do Campus Itaperuna, que é relativamente novo. Além disso, essa oportunidade permitirá a execução de projetos relacionados a materiais compósitos, uma área na qual já estávamos iniciando o desenvolvimento trabalhos, apesar das limitações", destaca a professora Hiasmim Rohem Gualberto, responsável pelo projeto em conjunto com o coordenador do Bacharelado em Engenharia Mecânica do IFF Itaperuna, Juvenil Junior.

Ainda de acordo com a professora, a participação de estudantes do IFF Itaperuna será de grande importância em suas formações, considerando que o objetivo do desafio é promover a inovação e a aplicação prática de conceitos teóricos, desafiando os participantes a desenvolverem estruturas leves e resistentes, demonstrando suas habilidades em engenharia e fabricação de materiais avançados.

Recurso poderá ajudar a aprimorar laboratório

O valor solicitado pelos professores no edital foi de cerca de R$ 60 mil, mas ainda será necessário aguardar os encaminhamentos da Faperj para saber o valor exato do fomento. Segundo o professor Juvenil Junior, esses recursos serão usados para cobrir os gastos no envio do estudantes para a competição, em São Paulo, e para a compra dos insumos para a construção das pontes, além de permitir a aquisição de equipamentos para o laboratório de materiais compósitos do IFF Itaperuna, que está sendo usado na preparação da futura equipe de competidores e também conta com projetos de pesquisa em desenvolvimento atualmente.

A seleção da Faperj recebeu 130 projetos inscritos, dos quais 33 foram contemplados para receber os recursos, entre eles o da Engenharia Mecânica do IFF Itaperuna. Outros três projetos do Instituto também foram contemplados pelo edital: "Em busca da Excelência do Café do Grão à xícara: Inovação, Torra de cafés especiais, profissão barista, cup taster e latte art" (professor Daniel Coelho Ferreira), "Fortalecimento de Equipes Discentes em Competições Matemáticas" (professora Mariana Neumann de Souza) e "Goytaborgs: Desenvolvimento e implementação de tecnologias nos projetos de robótica, visando a eficiência nos resultados em participação de competições nacionais e internacionais, com ênfase na continuidade do desenvolvimento profissional e empreendedor do corpo discente da equipe" (professor Revair Mendes Lourenco).

O resultado ainda é preliminar, com previsão de divulgação da lista final em 15 de agosto. As competições listadas nos projetos aprovados cobrem áreas como robótica, embarcações solares, bioquímica, foguetes, satélites, veículos do tipo baja, baristas, entre outras. De acordo com a Faperj, os torneios permitem que os estudantes apliquem conhecimentos teóricos na execução de projetos ao participarem de competições discentes, nacionais ou internacionais, gerando uma experiência educacional empreendedora com o uso de novas tecnologias e inovação.