CAMPUS ITAPERUNA

Assistência Estudantil

IFF Itaperuna terá conferência de documentos de candidatos a bolsas e auxílios na segunda, 21/11

por Comunicação Social do Campus Itaperuna publicado 18/11/2022 13h55, última modificação 18/11/2022 17h56
Interessados em participar da seleção para auxílios de Moradia e Transporte, além das bolsas Permanência e de Educação para Necessidades Educacionais Específicas, poderão fazer verificação.
Assistência Estudantil

Na próxima segunda-feira, dia 21 de novembro, será realizada a reunião para conferência coletiva de documentos, com apoio e esclarecimento de dúvidas dos estudantes para inscrição nos auxílios a serem concedidos pelo Instituto Federal Fluminense (IFF) Campus Itaperuna nas modalidades Moradia e Transporte, além das bolsas Permanência e de Educação para Necessidades Educacionais Específicas (ENEE). A seleção faz parte do programa de Assistência Estudantil para o ano letivo de 2023.

A reunião acontecerá às 12h30 (no Cineteatro) e às 18h (no miniauditório do Parque Acadêmico), sendo aberta a todos os alunos matriculados nos cursos técnicos e superiores do IFF Itaperuna.

Para os novos alunos, que ingressarem no próximo ano letivo, haverá uma outra reunião em 17 de abril.

A inscrição e entrega dos documentos pelos alunos já matriculados será feita de 25 de novembro a 14 de dezembro de 2022, enquanto os ingressantes no ano que vem terão prazo de 19 de abril a 8 de maio de 2023 para participarem da seleção.

Podem se candidatar aos auxílios e bolsas da Assistência Estudantil os estudantes regularmente matriculados nos cursos técnicos e superiores, que tenham renda bruta familiar per capita que não seja superior a 1,5 (um e meio) salário mínimo, entre outros requisitos listados no edital.

Segundo a assistente social do IFF Itaperuna, Renata Nascimento, é importante que os estudantes leiam o edital com atenção e separem os documentos solicitados o quanto antes, para não perderem o prazo. O edital pode ser acessado AQUI.

O Processo Seletivo será voltado à concessão de bolsas nas seguintes modalidades:

Bolsa Permanência IFF: É um subsídio financeiro mensal no valor de R$ 400,00
fornecido aos estudantes regularmente matriculados no IFF em cursos presenciais de nível médio e superior.

Bolsa ENEE: Concessão de auxílio financeiro no valor mensal de R$ 400,00 para estudantes com necessidades educacionais específicas. A bolsa ENEE objetiva viabilizar, dentre outros, recursos ou materiais específicos, a aquisição de tecnologias assistivas aos estudantes
do IFF atendidos pelo NAPNE, que se encontrem no perfil das ações de Assistência Estudantil estabelecido pelo PNAES.

Auxílio Transporte: O auxílio transporte é um subsídio financeiro repassado aos estudantes que tenham dificuldades para se deslocar no percurso residência/instituição de ensino/residência, diário ou semanal, e não tenham acesso à gratuidade do passe escolar inclusive na sua totalidade.

Auxílio Moradia: O auxílio moradia é um serviço de Assistência Estudantil que compreende a concessão de repasse financeiro ou habitação em moradia estudantil aos estudantes matriculados em cursos regulares presenciais do IFF.

Em caso de dúvidas, os candidatos podem entrar em contato pelo e-mail assistenciaestudantil.itaperuna@iff.edu.br.