CAMPUS ITAPERUNA

Internacionalização

IFF realiza Jornada Brasil-Espanha, de 25 a 28/05, com debates sobre ensino, pesquisa e empresas

por Comunicação Social do Campus Itaperuna publicado 17/05/2021 21h31, última modificação 25/05/2021 10h57
Evento é realizado pelo IFF Itaperuna em conjunto com o Centro Integrado de Formación Profesional “Profesor José Luis Graíño” e terá transmissão pelo IFF Tube.
Jornada Brasil Espanha

De 25 a 28 de maio, uma troca de experiências internacional vai movimentar o Instituto Federal Fluminense (IFF). É a Jornada Brasil-Espanha: Ensino, Pesquisa e Empresas, evento organizado pelo IFF Campus Itaperuna em conjunto com o Centro Integrado de Formación Profesional “Profesor José Luis Graíño”, da Espanha. As palestras acontecerão de forma remota, pela internet, e serão transmitidas no IFF Tube, o canal oficial do Instituto no Youtube.

Segundo o professor do IFF Itaperuna e coordenador-geral do evento, Murilo de Oliveira Souza, esse será um evento bilíngue, com palestras de professores brasileiros e espanhóis, que demonstrarão suas experiências e pesquisas, mostrando a aproximação das instituições de ensino com o mercado de trabalho.

"A ideia da Jornada é permitir um diálogo dessas três vertentes: o ensino, a pesquisa e a aplicação na prática desses conhecimentos em empresas e indústrias. O mais interessante é que esse é um evento de cunho internacional, permitindo uma internacionalização do nosso Instituto e até mesmo novas parcerias. Algumas palestras serão mais voltadas para áreas como Administração, Gestão e Recursos Humanos, enquanto outras terão ênfase maior em temas ligados, por exemplo, a Química e Energias Renováveis", explica o professor Murilo.

A parceria entre o IFF e o Centro Integrado de Formación Profesional “Profesor José Luis Graíño” é proveniente da assinatura de um Memorando de Entendimento (MoU) entre o Conif (Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica) e o Ministério de Educação e Formação Profissional da Espanha, por meio do Escritório de Educação da Embaixada da Espanha (Brasil).

De acordo com o coordenador do Escritório de Cooperação Internacional do IFF, Rômulo dos Santos Rangel, este evento é de grande importância para a aproximação entre o Brasil e a Espanha.

”A Jornada Brasil-Espanha é a primeira ação de internacionalização entre IFF e o Centro Integrado de Formación Profesional Profesor José Luis Graíño. Este evento certamente contribuirá para a execução de outras ações institucionais, além de propiciar a aproximação entre os dois países”, afirma Rômulo.

O evento terá início na terça-feira, 25 de maio, com a cerimônia de abertura, seguida de uma mesa-redonda que contará com o diretor do Polo de Inovação do IFF, Henrique da Hora; o gerente de Relacionamento com a Comunidade do Porto do Açu, Wanderson Sousa; a delegada de Educación de Huelva, Estela Villalba Valdayo; o gerente de la AIQBE, Rafael Romero Garcia; e o representante da embaixada espanhola Francisco López Rodríguez.

A programação segue até sexta-feira, dia 28, com palestras que terão 30 minutos, cada. As inscrições são gratuitas e abertas ao público em geral. Os interessados devem se inscrever no site https://eventos.iff.edu.br/jbe2021. É importante ainda fazer a inscrição em cada uma das palestras de interesse, dentro do quadro "programação", para receber o certificado de participação de cada uma delas. Veja o cronograma das atividades:

Terça-feira, dia 25/05
14h - Cerimônia de Abertura

14h30 - Mesa-Redonda: "Como as pesquisas e inovações realizadas nas instituições de ensino podem ser úteis para Indústria contemporânea?"

Transmissão: https://www.youtube.com/watch?v=N9pr_kQ9c0I

Quarta-feira, dia 26/05
14h - Palestra: "Configurações de Carreiras na Sociedade Contemporânea"

14h45 - Palestra: G.S. en Administración y Finanzas y G.M. en Gestión Administrativa: prácticas en empresas españolas (FCT y DUAL)

Transmissão: https://www.youtube.com/watch?v=B-uWckUorv8

Quinta-feira, dia 27/05
14h - Palestra "G.S. en Procesos de Calidad en la Industria Alimentaria, Laboratorio de Análisis y Control de Calidad y Química industrial y G.M. en Planta Química: prácticas Erasmus"

14h45 - Palestra: "Potencial de produção de biogás no Brasil e na na região do Noroeste Fluminense do Estado do Rio de Janeiro"

Transmissão: https://www.youtube.com/watch?v=9bQuY4Ty3Ko

Sexta-feira, dia 28/05
14h - Palestra: "Como as pesquisas do IFF Itaperuna podem contribuir no desenvolvimento social, ambiental e industrial da nossa região: as atividades do LAQUA"

14h45 - Palestra "Proyecto de Innovación educativa con Simuladores, proyecto de Investigación BioAlgae y Aula de Emprendimiento"

Transmissão: https://www.youtube.com/watch?v=VZQXFjxAOhY

O IFF Itaperuna segue com suas atividades presenciais suspensas. É possível entrar em contato com os setores administrativos, das 8h às 17h, pelo telefone (22) 3826-2300 e pelo e-mail atendimento.itaperuna@iff.edu.br.