Notícias
Extensão
IFFluminense Itaperuna realiza II Novembro Negro
Um desfile temático, com a participação de todas as turmas dos cursos técnicos integrados do IFFluminense Itaperuna, encerrou nesta quarta-feira (23/11), o II Novembro Negro. O evento, organizado pelo Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros e Indígenas (Neabi) do campus, contou com uma série de atividades voltadas para a discussão da história e cultura do negro e dos povos indígenas no país.
O tema do desfile foi "100 Anos do Samba". O primeiro lugar geral ficou para a turma Química II-A. Já o resultado individual por equipe foi:
1º lugar - Grupo Zeca Pagodinho - Informática II A (39 pontos)
2º lugar - Empatados os grupos Grupo Luiz Carlos da Vila e Almir Guineto - Informática II B (36,5 pontos cada Grupo)
3 Lugar -Grupo Leci Brandão - Quimica II A (35 pontos)
Alunos e servidores do campus participaram também de uma roda de capoeira, com mestre Gilberto, que veio do Rio de Janeiro para uma palestra e exibição da capoeira de raiz.
"Estou achando fantástico um evento como esse aqui no Instituto. Ter essas discussões é muito importante, pois só assim é possível mudar o país. Eventos como esse são fundamentais para as pessoas entenderem o que foi a falsa libertação dos escravos e como parte dos problemas sociais do país são uma consequência direta disso. As barreiras para os negros hoje ainda são imensas. E isso precisa ser discutido no dia a dia da sociedade", ressaltou Mestre Gilberto.
O evento teve ainda o painel "Educação para as relações étnico-raciais: panorama de uma década da Lei 10.639", que marcou a apresentação oral do trabalho final dos alunos do curso de extensão "Relações étnico-raciais na escola", além de exibição de filmes e mostra de fotografias.
Comunicação Social Campus Itaperuna