CAMPUS ITAPERUNA

II Semana Acadêmica já é um sucesso

por admin publicado 04/10/2013 18h32, última modificação 18/12/2017 13h21
Debates, atividades culturais e torneio de xadrez movimentaram a região. As atividades encerram-se na manhã de sábado com um torneio esportivo entre diferentes campi.

A proposta foi promover um torneio de confraternização entre os diferentes campi do Instituto Federal Fluminense (IFF). Além deste, ao longo da semana, aconteceram torneios entre as escolas do município e um campeonato interno de voleibol entre servidores e alunos. “Essas competições trazem a comunidade para dentro do IFF e promovem a socialização dos nossos alunos”, explica Carlos Eduardo Moura, professor de Educação Física do campus Itaperuna.

O penúltimo dia do evento foi marcado pelo grande número de visitas de escolas da rede municipal de ensino, que participaram de atividades culturais, oficinas e apresentações científicas. Os alunos foram acolhidos por um servidor que apresentou a estrutura da escola e os novos cursos que iniciaram no segundo semestre do ano letivo de 2013.

A programação teve espaço dedicado ao debate de questões relativas à educação inclusiva, com uma mesa redonda sobre o sistema de cotas, mediada pela psicóloga do campus, Maria Carolina Barbalho. A mesa contou com a participação de Sheila Dias, assistente social e professora da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP) e Fernando Santos de Jesus, mestre em Relações étnico-raciais, e Ana Mary Fonseca Barreto, diretora de Ensino do IFF.

“O objetivo é ampliar esse debate. O Instituto lida com essa questão e é preciso chamar a atenção para essa questão”,  comenta Maria Carolina.

Os alunos do campus participaram também de uma palestra motivacional ministrada pelo consultor em política e gestão pública, Beto Matos.