CAMPUS ITAPERUNA

Investimento

Implantação do sistema de tratamento de água do IFF Itaperuna entra na fase final das obras

por Comunicação Social do Campus Itaperuna publicado 14/03/2022 16h28, última modificação 14/03/2022 18h34
Sistema está sendo construído com recursos próprios do campus para suprir principalmente demandas específicas do Restaurante Estudantil, de laboratórios de ensino e da piscina.
53185df2-85ba-4be4-95a8-543f002948f4.jpg

A obra vai ampliar as possibilidades de uso da água disponível no campus

O Instituto Federal Fluminense (IFF) Campus Itaperuna passará a contar, em breve, com um sistema interno de abastecimento e tratamento de água para suprir principalmente demandas específicas do Restaurante Estudantil, de laboratórios de ensino e da piscina. A obra — orçada em cerca de R$ 320 mil e realizada com recursos próprios do campus — era uma necessidade antiga, já que a água usada pelo IFF Itaperuna é proveniente de poços artesianos e exige tratamento diferenciado para o uso em equipamentos e consumo humano.

"Poder executar uma obra de infraestrutura como essa deve ser motivo de alegria para toda nossa comunidade. Está sendo executada com recursos próprios do campus, em função da economia orçamentária do período de redução da presencialidade do ano de 2021", reforça o diretor-geral do IFF Itaperuna, Filipe Ribeiro de Castro.

A obra teve início em janeiro deste ano e, segundo o diretor de Administração e Infraestrutura, Leandro Arêas, inclui, além da central de tratamento, um sistema de pressurização para encaminhar a água tratada para todos os blocos do campus. Também está sendo feita a troca da bomba da piscina e foram construídas outras duas casas de bomba para os poços artesianos, sendo uma no Parque Acadêmico Industrial e a outra na área do Restaurante Estudantil.

"Nos próximos dias, será feita a instalação do sistema de tratamento da água e, em seguida, do sistema de pressurização e colocação das caixas d'água. A previsão é que tudo esteja funcionando plenamente até o fim de abril, que é justamente a véspera do início do ano letivo de 2022, em que haverá um aumento grande na quantidade de alunos e servidores presencialmente no campus", afirma Leandro Arêas.

Segundo o diretor-geral, Filipe Ribeiro, entre as vantagens do novo sistema está a possibilidade de oferecer água de melhor qualidade para todos os setores, objetivando a melhor conservação dos equipamentos de laboratório, da estrutura sanitária, menos gastos com tratamento de água para piscina e ainda a consolidação da instalação de equipamentos do Restaurante Estudantil, que não podem ser utilizados com a água nas condições atuais.

"Nossa estação de tratamento oferecerá água em condições de potabilidade que possibilitará também o planejamento para a aquisição de filtros e oferta para o consumo humano, trazendo grande economia com relação aos gastos com a aquisição de água mineral pelo campus", acrescenta o diretor.

Reforma da quadra poliesportiva

Outra novidade neste retorno das atividades presenciais é a quadra poliesportiva do IFF Itaperuna, que passou por uma ampla reforma ao longo do segundo semestre de 2021 e está pronta para o uso pela comunidade. O investimento foi de cerca de R$ 260 mil, também a partir de recursos de custeio economizados pelo campus ao longo do ano anterior.

A obra incluiu a reforma de todo o piso e pintura da quadra poliesportiva; a implantação de um novo sistema elétrico com utilização de iluminação LED; a criação de um sistema de escoamento de água para evitar a formação de poças; a construção de uma calçada na área externa da quadra; a substituição de traves e redes esportivas; e a instalação de um sistema de telas metálicas, além da substituição das redes de proteção laterais.