CAMPUS ITAPERUNA

Evento

Inscrição aberta para a Maratona das Cidades Inteligentes, que acontecerá durante a Semana Acadêmica

por Comunicação Social do Campus Itaperuna publicado 01/09/2021 14h18, última modificação 01/09/2021 15h19
Desafio online reunirá equipes formadas por alunos do campus em jogos de perguntas e respostas e criação de conteúdo digital, entre os dias 13 e 17 de setembro.
Semana Acadêmica do IFF Itaperuna

Estão abertas as inscrições para a Maratona das Cidades Inteligentes, uma competição virtual entre alunos do Instituto Federal Fluminense (IFF) Campus Itaperuna, com jogos de perguntas e respostas e criação de conteúdo digital, que acontecerá dentro da Semana Acadêmica - Edição Especial, de 13 a 17 de setembro.

O prazo de cadastro das equipes vai até a próxima quarta-feira, dia 8 de setembro, pelo site https://forms.gle/ywZa7Rw2gRZfe74g7. Os grupos poderão ter entre 5 e 10 integrantes, cada, inclusive com alunos de turmas diferentes. A participação é aberta a estudantes de todos os cursos técnicos e superiores do campus. Mas, atenção: na inscrição, apenas um membro inscreve sua equipe, informando o nome dela e os dados de todos os integrantes, como nomes e emails.

Segundo a professora de Informática e coordenadora de Integração e Inovação do IFF Itaperuna, Michelle Maria Freitas Neto, a disputa entre as equipes será toda feita pela internet, usando o Google Meet e a ferramenta Mentimeter, com intuito de difundir o tema da Semana Acadêmica — Cidades Inteligentes— e promover a interação entre os participantes, além de estimular a visitação às salas temáticas.

"Será uma competição divertida, com atividades ao longo de toda a semana. Algumas serão síncronas, como os jogos de perguntas e respostas e outras dinâmicas, enquanto as demais serão assíncronas. Será proposto um desafio aos participantes, durante a maratona, de repensar a cidade de Itaperuna sob a perspectiva do conceito de Cidades Inteligentes. As equipes vão acumular pontos durante as atividades, e os integrantes das três melhores colocadas ganharão medalhas e certificado de premiação. Haverá ainda um prêmio surpresa para os que ficarem no primeiro lugar", explica a coordenadora.

As regras da competição, assim como o acompanhamento das atividades e pontuação das equipes, serão publicados num site específico da Maratona das Cidades Inteligentes, que entrará no ar nos próximos dias.

Programação da Semana Acadêmica

No dia 8 de setembro, está prevista também a divulgação da programação geral da Semana Acadêmica - Edição Especial, com palestras, oficinas e atrações culturais. O site oficial de cadastro para receber o certificado de participação no evento e fazer a inscrição nas atividades será divulgado em breve. Este ano, a Semana Acadêmica será realizada integralmente pela internet.

No dia 25 de agosto, foi divulgada a relação de salas temáticas que serão montadas para essa edição especial. Serão elas: "Transbordando o IFF", "Escola Inteligente", "Tesla e a eletricidade para todos", "Super Elementos Químicos", "Sencityve S.A.: Uma volta ao Smart Mundo em 5 dias" e "Cidades Invisíveis".

A Semana Acadêmica é um evento realizado anualmente no IFF Itaperuna, desde 2012, com uma ampla e diversificada programação, que inclui apresentação de trabalhos, atrações culturais, torneios, debates, palestras e oficinas, entre outras atividades, com visitação aberta ao público, especialmente a alunos dos últimos anos do Ensino Fundamental. A nona edição estava programada para ocorrer em 2020, mas segue adiada por tempo indeterminado em decorrência da suspensão das atividades presenciais no campus devido à pandemia da Covid-19.

O IFF Itaperuna segue com suas atividades presenciais suspensas. É possível entrar em contato com os setores administrativos, das 8h às 17h, pelo telefone (22) 3826-2300 e pelo e-mail atendimento.itaperuna@iff.edu.br.