CAMPUS ITAPERUNA

Arte e Cultura

Inscrições abertas para as atividades da 3ª FLIFF, a Festa Literária do IFF Itaperuna

por Comunicação Social do Campus Itaperuna publicado 24/11/2022 20h21, última modificação 24/11/2022 22h13
Evento organizado pela Academia de Letras do campus acontecerá de 29 de novembro a 1º de dezembro, em formato híbrido, com uma série de atividades abertas ao público.

Estão abertas as inscrições para a 3ª Festa Literária do Instituto Federal Fluminense (IFF) Campus Itaperuna, a FLIFF, que este ano fará uma homenagem ao escritor Lima Barreto, cuja obra é marcada pela denúncia contra todas as formas de preconceito e pela ideia de liberdade. O evento é organizado pela Academia de Letras do campus e acontecerá de 29 de novembro a 1º de dezembro, em formato híbrido e com atividades abertas ao público.

"A homenagem é mais que merecida dada a importância do nome de Lima Barreto para a historiografia e constituição do cânone literário brasileiro. Além de palestras, exposição literária, oficinas e apresentações culturais envolvendo o autor homenageado e sua obra, promoveremos a posse de novos Membros Efetivos de nossa Academia. As atividades serão realizadas essencialmente presenciais, com exceção das palestras, que ocorrerão de forma online", explica a presidente da Academia de Letras do IFF Itaperuna e professora de Língua Portuguesa, Giselda Bandoli.

Os interessados devem efetuar a inscrição pelo site https://eventos.iff.edu.br/3fliffcampusitaperunaApós efetuar o cadastro geral no site, é preciso se inscrever em cada uma das atividades em que tenha interesse, clicando em "participar", ao lado de cada uma delas na programação listada no site do evento.

Veja as atividades confirmadas da FLIFF 2022 do IFF Itaperuna:

Terça-feira (29/11)

19h - Palestra online "A escrita militante e a atualidade de Lima Barreto", com André Moreno, estudante de Jornalismo da Universidade Federal do Maranhão. Transmissão ao vivo pelo canal do campus no Youtube, o IFFTube Campus Itaperuna.

Quarta-feira (30/11)

10h - Oficina presencial "Desafios da educação antirracista em perspectiva de escrevivências e caminhos de falas", ministrada pelo professor Fábio Rodrigo Penna, com o propósito de propor uma biopolifonia acerca da importância da Educação Antirracista na sociedade brasileira, por meio de reflexões sobre memória e atualidade e de trocas de escrevivências. (no miniauditório do Parque Acadêmico Industrial).

13h - Encontro do Clube de Leitura Literature-se (no Cineteatro).

14h15 - Solenidade de posse dos novos Membros Efetivos da Academia de Letras do IFF Itaperuna (no Cineteatro).

Quinta-feira (01/12)

10h - Exposição "Lima Barreto: Vida e obra do triste visionário" (no Hall do Bloco B).

13h10 - Oficina prática "Teatro Jornal OnLine", com a professora Manuela Batista Nogueira, sobre essa técnica do Teatro do Oprimido que utiliza as notícias e as mídias sociais como ferramenta para debater as opressões, revelando as injustiças sociais que muitas vezes se escondem nos meios de comunicação de massa (no Cineteatro).

14h15 - Apresentações de “Uma homenagem de Osman Lins a Lima Barreto" e "Retratos em Diário Íntimo de Lima Barreto”, com Odalice de Castros Silva e Keila Vieira de Souza, fruto dos estudos empreendidos a partir do Grupo de Pesquisa “Espaços de Leitura: Cânones e Bibliotecas” e do Projeto de Pesquisa “Histórias de Leituras: Bibliotecas Pessoais”.

Em caso de dúvidas, é possível entrar com contato com a organização do evento pelo e-mail giselda.bandoli@gsuite.iff.edu.br.