CAMPUS ITAPERUNA

Mulheres Mil

Inscrições abertas para curso gratuito de Cuidadora de Idosos em ação conjunta entre o IFF Itaperuna e a Prefeitura

por Comunicação Social do Campus Itaperuna publicado 02/07/2024 17h30, última modificação 02/07/2024 17h56
Seleção das candidatas, assim como a inscrição, será feita pelos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) de Itaperuna neste mês de julho.
Curso do Mulheres Mil no IFF Itaperuna

Interessadas podem se inscrever nas unidades de CRAS em Itaperuna. Arte de Luiza Fajardo/ IFF Maricá, sobre foto de Rawpixel/freepik.com

Oportunidade de qualificação para mulheres atendidas pelos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) da Prefeitura de Itaperuna. Por meio de uma ação conjunta entre o Instituto Federal Fluminense (IFF) Campus Itaperuna e o Poder Público Municipal, estão abertas as inscrições para o curso gratuito de formação inicial de Cuidadora de Idosos, que faz parte do Programa Mulheres Mil, do governo federal.

São 35 vagas para mulheres em situação de vulnerabilidade social, com inscrições feitas diretamente nas unidades do CRAS de Itaperuna, até 25 de julho. A seleção também ficará sob responsabilidade das equipes dos Centros de Referência.

A capacitação será ministrada pelo IFF e terá início logo após a conclusão da seleção, com aulas sempre às terças e quintas-feiras, no turno da tarde, até dezembro. Segundo a diretora de Pesquisa, Extensão e Assistência Estudantil do IFF Itaperuna, Juliana Simões, a oferta da qualificação por meio do Mulheres Mil, em Itaperuna, é uma grande oportunidade de capacitação e de valorização da mão de obra local, que ampliará as possibilidades de emprego para mulheres em situação de vulnerabilidade.

“Fomos recebidos de portas abertas pela equipe da Prefeitura, num diálogo muito produtivo, e estamos todos animados com a oferta do curso e de seleção dessas alunas”, ressaltou Juliana Simões.

Segundo o diretor-geral do IFF Itaperuna, Filipe Ribeiro de Castro, com a retomada da oferta de cursos via Mulheres Mil, em nível nacional, o Campus Itaperuna e o Instituto Federal Fluminense abrem diversas frentes de atuação para esse público tão especial e que muito precisa de atenção e ampliação de oportunidades.

“É um orgulho e motivo de muita alegria a oferta de mais uma oportunidade de qualificação profissional articulada com o Mulheres Mil, depois de tanto tempo sem investimento no programa. Além da intervenção de formação para o público alvo, a oferta do curso de Cuidadora de Idosos se faz muito importante em vistas de qualificar as profissionais para um tratamento digno e respeitoso a quem tanto já contribuiu com nossa sociedade. Que seja mais uma ação de muito sucesso e compromisso social do Campus Itaperuna em nosso território”, destacou o diretor-geral.

O Programa Mulheres Mil é fomentado pelo Ministério da Educação (MEC), por meio da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (Setec), e tem como objetivo promover a formação profissional e tecnológica articulada com o aumento da escolaridade de mulheres em situação de vulnerabilidade, fomentando o acesso à educação a essa parcela da população, de acordo com as necessidades educacionais de cada comunidade e a vocação econômica das regiões.