CAMPUS ITAPERUNA

Inscrições abertas para o I Concurso de Instacontos do projeto Literature-se, do IFF Itaperuna

por Comunicação Social do Campus Itaperuna publicado 17/09/2020 10h51, última modificação 17/09/2020 11h02
Alunos, servidores e terceirizados podem enviar seus textos até o dia 3 de outubro para participar do concurso cultural.
Literature-se

O concurso será realizado pela internet. Imagem: freepik.com

Estão abertas, até o dia 3 de outubro, as inscrições para o I Concurso de Instacontos do projeto Literature-se, do Instituto Federal Fluminense (IFF) Campus Itaperuna, que tem o objetivo de despertar alunos, servidores e funcionários terceirizados para a escrita do texto literário, além de revelar novos talentos.

Segundo a coordenadora do projeto e professora de Língua Portuguesa do IFF Itaperuna, Giselda Bandoli, todas as etapas do concurso serão realizadas pela internet, por meio das redes sociais do Literature-se.

"Já havia a ideia de fazer um concurso de contos dentro do projeto Literature-se, e resolvemos adaptá-lo para as redes sociais, propondo a escrita de Instacontos, que são contos mais resumidos — até 2 mil caracteres — e acompanhados de uma imagem para serem publicados no Instagram. O tema é livre, e os participantes terão o desafio de criar a trama do texto se baseando em alguma foto, desenho ou pintura, que pode ser autoral ou não, desde que traga a referência da fonte", explica a professora.

Para participar, é preciso preencher o formulário do concurso que está disponível no link: https://docs.google.com/forms/d/1tTYnHrCqYWgFPFA3iR4t8WHkGFdcEkkOMGbTKfWzI5Q/edit. O texto deverá ser enviado por esse mesmo formulário, no campo determinado, enquanto a imagem precisa ser encaminhada por mensagem para as páginas “@Literature_se_iff” (Instagram) ou “Literature-se Literatura” (Facebook), já que não podem ser enviadas via formulário. Se preferir não se identificar para o público, o participante poderá fornecer um pseudônimo na inscrição.

A seleção será feita por meio de notas atribuídas por um juri técnico e também por votação popular nas redes sociais, que renderá um bônus nas notas finais de cada participante, conforme o número de "curtidas" que seu texto receber. Serão premiados os três instaconstos com maior pontuação:

1º lugar: livro “Textos cruéis demais para serem lidos rapidamente”;
2º lugar: livro “A hora da estrela”;
3º lugar: Livro "Eu sou Malala”.

O regulamento completo do concurso pode ser acessado AQUI, junto com a ficha de inscrição.

O IFF Itaperuna continua com suas atividades presenciais suspensas. É possível entrar em contato com os setores administrativos, das 8h às 17h, pelo telefone (22) 98810-7097 e pelo e-mail atendimento.itaperuna@iff.edu.br.