CAMPUS ITAPERUNA

Evento

Inscrições abertas para palestras, oficinas e minicursos da 11ª Semana Acadêmica do IFF Itaperuna

por Comunicação Social do Campus Itaperuna publicado 16/09/2024 13h43, última modificação 16/09/2024 18h46
Evento terá início na próxima segunda-feira, 23/09, reunindo uma programação com mais de 35 atrações gratuitas e abertas ao público.
Semana Acadêmica do IFF Itaperuna

Arte de Luiza Fajardo/ IFF Maricá

Quase tudo pronto para a 11ª Semana Acadêmica. O maior e mais tradicional evento do Instituto Federal Fluminense (IFF) Campus Itaperuna terá início na próxima segunda-feira, 23 de setembro, reunindo uma programação com mais de 35 atrações, todas gratuitas, entre palestras, rodas de conversa, minicursos, oficinas práticas, competições esportivas e apresentação de salas temáticas.

A Semana é aberta ao público em geral, mas tanto para participar das atividades quanto para a visitação, é preciso fazer a inscrição previamente. A lista de atividades programadas para acontecer ao longo dos cinco dias de evento já está disponível, com seus respectivos links de inscrição.

Os interessados devem acessar o site https://eventos.iff.edu.br/11semanaacademicaitaperuna e, caso ainda não estejam cadastrados na plataforma, preencher o formulário disponível, informando um e-mail válido. Em seguida, é preciso clicar em "Realizar a inscrição", para fazer a inscrição geral no evento. E, atenção: para participar de minicursos, palestras e demais atividades que necessitam de reserva de vaga, os interessados deverão acessar a área de programação da página do evento e clicar em "+participar", ao lado de cada uma das atividades que queiram se inscrever.

A abertura oficial da 11ª Semana Acadêmica será na segunda-feira, dia 23, às 18h, no Cineteatro, com apresentações culturais, seguido da palestra “Por novos começos: paz, justiça e instituições eficazes”, às 20h.

A programação oficial terá ainda, até a sexta-feira, dia 27, uma série de outras palestras, minicursos e oficinas práticas sobre temas como "Letramento Digital e Inteligência Artificial na Educação", “F-Tool”, “Áudio-Clube: oficina de escuta sonoro e musical”, “Inovação de Alimentos”, “Fluxogramação de Processos”, “percussão corporal”, “A arte dos óleos essenciais”, “Tratamentos dos dados de ensaios mecânicos”, “Algoritmo Genético aplicado em problemas de otimização”, “Microscopia Óptica”, “UX, UI, design e usabilidade”, “Gamificação em sala de aula”, “Introdução à Linguagem Python para Administradores”, “Simulação com Arduino” e “Boas práticas no uso da Calculadora Científica”, entre diversos outros.

Salas Temáticas

Uma das principais atrações da Semana Acadêmica do IFF Itaperuna, a visitação às salas temáticas acontecerá na terça, quarta e quinta-feira, no turno da manhã, com nove espaços montados por alunos e servidores, tratando de temas da atualidade e experimentos técnicos, com demonstração de equipamentos de laboratórios, encenações teatrais, apresentações musicais e os mais diversos momentos de integração com o público do evento. As exibições acontecerão sempre no turno da manhã e receberão visitas guiadas dos estudantes da rede municipal de ensino de Itaperuna e de cidades próximas.

As salas temáticas deste ano serão as seguintes:

- “Entre a neve e o medo: explorando a tirania na terra de Nárnia”;

- “Espinhos de uma bela flor”;

- “IFFCAST: a divulgação científica e cultural por novos começos”;

- “Le salon de la liberté”;

- “Memórias que sangram”;

- “O ciclo da violência e os três poderes”;

- “Programas de ressocialização”;

- “Vozes da periferia”;

- “White Museum: ensaios de possessão”.

Lembrando que para participar da visita às salas temáticas também é preciso fazer previamente a inscrição geral no evento, acessando o site https://eventos.iff.edu.br/11semanaacademicaitaperuna.

Olimpíada Estudantil

Além das tradicionais salas temáticas e programação de palestras e oficinas, a 11ª Semana Acadêmica novamente abrigará, de forma conjunta na programação, a 9ª Olimpíada Estudantil do IFF Itaperuna. Será curso contra curso, com times formados pelos alunos dos Cursos Técnicos Integrados que disputarão diversas modalidades.

Os jogos acontecerão a partir da segunda-feira, dia 23, sempre no turno da tarde, conforme programação que será divulgada pela equipe de Educação Física do campus.

Veja a programação completa da Semana Acadêmica, os detalhes do evento e os links de inscrição nas atividades em https://eventos.iff.edu.br/11semanaacademicaitaperuna