CAMPUS ITAPERUNA

Infraestrutura

Instalação de sistema de combate a incêndio no IFF Itaperuna terá início neste mês de março

por Comunicação Social do Campus Itaperuna publicado 10/03/2023 15h50, última modificação 10/03/2023 16h49
Sistema será composto de rede pressurizada com hidrantes, de acordo com a legislação estadual, e contará com adequação do sistema portátil de extintores e da sinalização de emergência.

A instalação de um novo sistema de combate a incêndio terá início ainda este mês no Instituto Federal Fluminense (IFF) Campus Itaperuna, dentro de um contrato de prestação de serviço que incluirá ainda a Reitoria e os campi Cambuci, Campos Guarus e Quissamã, com previsão de início do trabalho a partir do próximo dia 20 de março.

Será colocado em operação, no campus, um sistema de combate a incêndio e pânico, composto de rede pressurizada com hidrantes, de acordo com a legislação estadual, e contará com adequação do sistema portátil de extintores e da sinalização de emergência. O prazo para início do uso do novo sistema é de seis meses, a partir de um investimento de R$ 440.000,00, do orçamento de 2022 do Instituto.

"A adequação das instalações de prevenção e combate a incêndio do campus é um pleito antigo da nossa comunidade e, com o êxito dessa licitação, conseguiremos agora avançar nessa importante frente. É fundamental que o Instituto possa oferecer ao nosso público a segurança de uso de nossas instalações", destaca o diretor-geral do IFF Itaperuna, Filipe Ribeiro de Castro, acrescentando que "a gestão agradece a equipe de Infraestrutura da Reitoria, que deu todo apoio para o planejamento e coordenará a execução desse serviço nos campi".

Segundo o diretor de Infraestrutura do IFF, Marcelo Peixoto, ao final da execução será emitido pelo Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Rio de Janeiro (CBMERJ) o Certificado de Aprovação, que é o comprovante que assegura que uma estrutura seguiu todas as diretrizes de segurança contra incêndio.

Ainda de acordo com o diretor-geral Filipe Ribeiro, com o início da instalação do novo sistema de combate a incêndio, o campus agora amplia o diálogo com a Direção de Infraestrutura da Reitoria para avançar em outras frentes de trabalho.

"Estamos atualmente planejando a construção de telhados didáticos no campus, para possibilitar a oferta de cursos na área de sistemas fotovoltaicos. Há também um trabalho de planejamento para uma ampla reforma no Bloco F, com o objetivo de atender melhor nossa comunidade acadêmica", explica Filipe Ribeiro.

No último ano, apesar das restrições orçamentárias, o IFF Itaperuna realizou algumas obras melhoria de sua estrutura, entre elas a reforma da quadra esportiva, incluindo adaptação do piso, pintura, um novo sistema elétrico com utilização de iluminação LED, e a instalação de um sistema interno de abastecimento e tratamento de água para o campus, com a finalidade de suprir demandas principalmente do Restaurante Estudantil, de laboratórios de ensino e da piscina.