CAMPUS ITAPERUNA

NuGen e Neabi

Itaperuna inaugura núcleos de Gênero e Estudos Afro-Brasileiros

por Ascom Itaperuna publicado 14/07/2015 00h00, última modificação 29/03/2016 20h19
Trabalhos serão desenvolvidos por alunos e servidores do campus, em parceria com entidades da sociedade civil.
Inauguração do Neabi e do NuGen

Exposição fotográfica sobre o Movimento Negro no Noroeste Fluminense

O IFFluminense Itaperuna inaugura nesta terça-feira (14/07) o Núcleo de Gênero e Diversidade Sexual (NuGen) e o Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros e Indígenas (Neabi). A cerimônia está marcada para começar às 18h, no hall do bloco B do campus, que fica na BR 356, Km 3, Cidade Nova.

A abertura ficará por conta do grupo de teatro Parada Artística, do IFFluminense Itaperuna, e de uma roda de capoeira com a Associação Grupo Caminhos da Capoeira. A partir das 19h, será realizada uma mesa redonda sobre o tema "Educação para a Diversidade e Cidadania", seguida do vídeo-intervenção "Trocando as bolas" e da inauguração do jornal-mural Neabi-NuGen. Haverá ainda uma exposição de fotos.

O Neabi está sendo desenvolvido no campus Itaperuna em parceria com a Movimento Afro-Brasileiro de Itaperuna (Moabi), a Associação Religiosa Di Esin e a Associação Grupo Caminhos da Capoeira, de Porciúncula, com o objetivo de articular servidores e alunos do instituto e ativistas de movimentos sociais e associações locais interessados nas relações étnico raciais, priorizando ações que visem à superação da desigualdade racial existente no Brasil.

O NuGen tem o intuito de articular mulheres, minorias sexuais, servidores, alunos do instituto, acadêmicos, sociedade civil organizada e outros interessados em torno de discussões e ações sobre as temáticas de gênero, favorecendo a desconstrução de ideias hegemônicas sobre gênero e sexualidade.

IFF nas redes sociais: http://portal.iff.edu.br/redessociais

(Publicado originalmente em 14/07/15)