CAMPUS ITAPERUNA

Itaperuna recebe novas unidades de coleta seletiva produzidas por Fábrica de Ecopontos do IFF

por admin publicado 26/10/2023 12h56, última modificação 01/11/2023 01h05
Projeto de extensão é desenvolvido desde abril no campus com o objetivo de produzir recipientes que facilitem o acesso da população à cultura de sustentabilidade e reciclagem.
Ecopontos produzidos no IFF Itaperuna

Os ecopontos foram produzidos em laboratório no IFF Itaperuna

Um projeto desenvolvido no Instituto Federal Fluminense (IFF) está ganhando as ruas de Itaperuna, com o objetivo de levar à população um acesso mais facilitado à cultura de sustentabilidade e reciclagem. Trata-se da Fábrica de Ecopontos, ação do Campus Itaperuna em parceria com a Associação de Catadores de Materiais Recicláveis, além da atuação conjunta com a Pastoral da Cidadania e a Fábrica de Laticínios Quatá, que somente neste mês de outubro disponibilizou mais sete unidades de coleta seletiva para serem usadas em diferentes pontos do município.

Os ecopontos são recipientes usados pela população para o descarte de objetos que possam, de alguma forma, ser reaproveitados como matéria-prima para a fabricação de novos produtos, evitando que esses resíduos sejam abandonados no lixo comum, causando danos ambientais. Entre os itens recebidos nessas unidades ecológicas estão plásticos, metais, tecidos e papel, entre diversos outros.

"O Projeto de Extensão Fábrica de Ecopontos dialoga com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), propostos pela Assembleia Geral das Nações Unidas, em especial com a meta global número 11 – Cidades e Comunidades Sustentáveis. É também vinculado ao Programa de Extensão Nosso Rio Muriaé do IFF Itaperuna, fortalecendo ainda mais a atuação do campus às demais metas globais dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável", explica o coordenador do projeto e professor da área de Mecânica, Filipe Ribeiro de Castro, que é também diretor-geral do IFF Itaperuna.

Em execução no campus desde abril deste ano, o projeto já entregou, ao todo, 15 ecopontos para o município. Os compartimentos são construídos com latões de metal, em laboratórios da área de Mecânica do campus. O lote entregue neste mês de outubro, por exemplo, foi construído com o envolvimento dos alunos do 2º período do curso de Engenharia Mecânica do IFF Itaperuna, no minicurso de Práticas de Soldagem com Eletrodo Revestido, ministrado na 10ª Semana Acadêmica, entre os dias 2 e 6 de outubro.

"Foram entregues sete unidades que agora serão distribuídas em pontos pela cidade. As próximas etapas do projeto agora, para além da continuidade das etapas de fabricação, serão a seleção por estudantes para atuarem no projeto afim de potencializar as ações da Fábrica de Ecopontos, tais como o desenvolvimento de ações voltadas para a Educação Ambiental e possibilidades de curricularização da Extensão no curso de Engenharia Mecânica", destaca o coordenador.

Integração entre Ensino e Extensão

Aluna do 2º período de Engenharia Mecânica, Thalita Andrade Couto participou da fabricação dos ecopontos durante a Semana Acadêmica e conta ter sido uma experiência muito enriquecedora para sua formação.

"Foi uma oficina muito boa, onde tivemos contato com a solda e com outras partes da Engenharia Mecânica, ajudando na finalização desses ecopontos para, em seguida, serem distribuídos. Viver isso na Semana Acadêmica é como abrir um leque de oportunidades para nós que cursamos Engenharia. Ter contato com essas áreas já no começo do curso faz toda diferença e aumenta o interesse pela profissão, que é maravilhosa", ressalta a estudante.

O primeiro ecoponto fabricado no IFF Itaperuna foi feito de forma ainda experimental, há um ano, e instalado no próprio campus. Antes, servidores e estudantes já vinham produzindo algumas estruturas para serem usadas em praças públicas de Itaperuna, mas desde então a coleta passou a ser feita também internamente, incluindo resíduos gerados durante as atividades institucionais, entre elas o descarte adequado de papel, plásticos, eletrônicos e de óleo de cozinha para reciclagem ou reaproveitamento por cooperativas associadas ao movimento.

Voluntário do Movimento Coleta Seletiva Solidária e responsável pela articulação das atividades em conjunto com o IFF Itaperuna, Francelino da Silva Junior contou, na época, sobre a importância da iniciativa institucional.

"A contribuição do IFF na montagem dos Ecopontos do Movimento Coleta Solidária junto com a Associação de Catadores e outras entidades é importantíssima, pois costumam chamar a nossa atenção os grandes desastres ambientais, mas não nos incomoda o dano cotidiano que causamos com esgoto não tratado e lixo descartado em locais inadequados ou materiais recicláveis aterrados indevidamente. Por isso é tão importante realizar a coleta seletiva e reciclagem, pois nos ajudam a diminuir a poluição ambiental, estimulam a geração de renda para os catadores e diminui a despesa municipal com aterro, evitando também danos ambientais pela diminuição da retirada de matérias primas na natureza", afirmou.

A expectativa para os próximos meses é de ampliação do projeto, com a entrega de mais unidades para uso pela população itaperunense e da Região Noroeste.