CAMPUS ITAPERUNA

Verticalização

Licenciatura do IFF Itaperuna tem mais da metade de seus ex-alunos aprovada em programas de mestrado

por Comunicação Social do Campus Itaperuna publicado 06/04/2023 20h29, última modificação 06/04/2023 20h34
Curso de Licenciatura em Química formou sua primeira turma em março deste ano e, dos 13 graduados, sete já foram aprovados para fazer mestrado em universidades públicas.
Licenciatura em Química no IFF Itaperuna

Ana Paula Figueiredo, com o professor Murilo Souza, em pesquisa realizada no IFF Itaperuna

A primeira turma do Curso Superior de Licenciatura em Química do Instituto Federal Fluminense (IFF) Campus Itaperuna teve, no último dia 16 de março, a celebração de sua formatura, encerrando um ciclo de quatro anos de formação marcado por desafios e conquistas. Mas os motivos para comemorar seguem neste mês de abril: mais da metade dos recém-formados foi aprovada em disputados programas de mestrado de universidades públicas do Rio de Janeiro e de Minas Gerais.

Dos 13 licenciados em Química pelo IFF Itaperuna, atualmente já há sete mestrandos, sendo seis deles no Programa de Pós-Graduação em Ciências Naturais da Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (Uenf) e um no Programa de Agroquímica da Universidade Federal de Viçosa (UFV). Para a coordenadora do curso, a professora Juliana Simões, o resultado é motivo de muito orgulho para o Instituto.

"A gente fica extremamente feliz com essa grande aprovação dos nossos alunos em programas de mestrado. E é também um indicativo que temos da qualidade do curso, da qualidade da formação dos nossos estudantes, de que estamos no caminho para formar professores cada vez mais capacitados e que buscam uma formação continuada", destaca a coordenadora.

Formação desde o Curso Técnico

Aluna do IFF Itaperuna desde 2014, quando ingressou na primeira turma do Curso Técnico Integrado ao Ensino Médio em Química do campus, Ana Paula Figueiredo optou por seguir no Instituto assim que abriu a primeira turma de Licenciatura em Química. E foi na graduação que ela iniciou suas pesquisas acadêmicas sobre análise de compostos orgânicos voláteis emitidos principalmente pela combustão de combustíveis fósseis, sob orientação do professor Murilo de Oliveira Souza, por meio de projetos de iniciação científica do campus.

"A iniciação científica foi um marco na minha vida acadêmica, onde consegui entender o que eu gosto de fazer, qual área da química me identifico, além de me mostrar na prática como uma pesquisa funciona. Assim, a partir do terceiro período, cursei toda a graduação desenvolvendo pesquisa, frequentando o laboratório e apresentando o projeto em congressos. Com os resultados obtidos, recebi duas premiações e publiquei três artigos na área. A pesquisa também me proporcionou a escrita do meu Trabalho de Conclusão de Curso, onde obtive nota máxima com a apresentação", conta a mestranda.

Agora na Uenf, Ana Paula Figueiredo seguirá numa pesquisa similar à que iniciou no IFF Itaperuna, sendo dessa vez voltada à análise de compostos orgânicos voláteis biogênicos emitidos pela mata atlântica, na Serra do Caparaó.

"Eu não tinha dimensão da proporção que tudo tomaria. E, hoje no mestrado, me sinto honrada em ter feito parte da primeira turma de Licenciatura em Química do IFF Itaperuna. Reafirmo o privilégio de estar desenvolvendo a pesquisa do mestrado junto com o professor Murilo, que me incentivou e confiou no meu trabalho para continuar me orientando. O sentimento agora é de dever cumprido. Sou professora e me enxergo professora. Assim como estou pesquisadora e me enxergo pesquisadora. Espero um dia poder ser 1% do que são os professores do IFF e ter toda garra e dedicação que os mesmos sempre demonstram. Aos futuros formandos da licenciatura, aconselho a confiarem no processo, estudar e aproveitar tudo o que o IFF nos proporciona. O tempo passa rápido e, depois, só fica a saudade", ressalta.

Fortalecimento do curso

Para o professor Murilo de Oliveira Souza, o êxito dos licenciados do campus na pós-graduação é de grande importância para o fortalecimento da Licenciatura em Química no IFF Itaperuna.

"O papel da pós-graduação é promover o desenvolvimento científico, tecnológico e socioeconômico do país. Será mais um etapa para que nossos ex-alunos continuem se qualificando, inovando e buscando soluções para a melhoria da qualidade de vida da população", afirma o professor.

Colega de turma de Ana Paula no IFF, Iury Duarte Ferreira seguiu para Minas Gerais, onde já iniciou os estudos no Programa de Agroquímica da Universidade Federal de Viçosa.

"O mestrado para mim já era algo que eu visava desde quando entrei na graduação. Foi uma meta que eu estabeleci assim que entrei e foi alcançada! Consegui classificação para três universidades para seguir no mestrado, a Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), em Belo Horizonte; a Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), em São Paulo e a UFV, em Viçosa, que acabei escolhendo por diferentes motivos. A experiência do mestrado está sendo boa demais, desafiadora e cheia de coisas novas que estou amando", conta Iury.

Os licenciados do IFF Itaperuna aprovados em programas de mestrado são os seguintes:

• Adriana da Veiga Torres - Programa de Pós-Graduação em Ciências Naturais da Uenf;
  • Ana Paula de Souza Figueiredo - Programa de Pós-Graduação em Ciências Naturais da Uenf;
  • Caio Araujo Corrêa -Programa de Pós-Graduação em Ciências Naturais da Uenf;
  • Iury Duarte Ferreira - Programa de Agroquímica da UFV;
  • Laura Camargo Dornellas Vidigal Juliano -Programa de Pós-Graduação em Ciências Naturais da Uenf;
  • Tayná da Silva Picanço - Programa de Pós-Graduação em Ciências Naturais da Uenf;
  • Thúlio Lauzino Finamôr Pereira - Programa de Pós-Graduação em Ciências Naturais da Uenf.