CAMPUS ITAPERUNA

Esporte

Medalhista em campeonato estadual de atletismo é aposta do Campus Itaperuna para os Jogos do IFF

por Comunicação Social do Campus Itaperuna publicado 15/06/2023 13h17, última modificação 15/06/2023 13h48
Aluno do Curso Integrado em Eletrotécnica conquistou o bronze em campeonato capixaba e, agora, intensifica o treinamento para as disputas de arremesso de peso, dardo e disco no JINIFF 2023.
Gabriel Basilio do IFF Itaperuna

Gabriel conquistou o Bronze no atletismo

Reta final de preparação para os Jogos Intercampi do Instituto Federal Fluminense (JINIFF) 2023. Com as disputas previstas para terem início ainda neste mês de junho, os alunos-atletas do IFF Itaperuna estão em ritmo acelerado de treinos para fazer bonito na competição. Que o diga Gabriel Basílio, do Curso Técnico Integrado em Eletrotécnica. Há duas semanas, o estudante conquistou uma medalha de bronze no 28º Campeonato Estadual de Atletismo Sub-18, realizado em Vitória (ES). O bom resultado deu ainda mais fôlego ao estudante, que agora está com foco total no JINIFF.

"O Gabriel é uma aposta do nosso campus para a competição de atletismo. Além do arremesso de peso, ele também treina dardo e disco. Um atleta completo", destaca a professora de Educação Física e diretora de Pesquisa, Extensão e Políticas Estudantis do IFF Itaperuna, Cláudia Aleixo.

O estudante atualmente treina na Associação de Atletas Corredores de Natividade (AACN), com Popo Santos, e está empolgado em representar o IFF nos jogos estudantis.

"É a primeira vez que vou participar do JINIFF, e estou com expectativas realmente muito boas, trabalhando a cada dia mais, com bastante disciplina, para trazer bons resultados para o nosso campus", conta o estudante.

Treinamento em diversas modalidades

Mas a esperança de uma medalha inédita para o campus no JINIFF vai além do atletismo. Este ano, o IFF Itaperuna participará dos Jogos também nas modalidades de futsal, vôlei, natação e xadrez, tendo os treinos divididos entre os professores Cláudia Aleixo, Rodrigo Martins e Romulo Santos.

Segundo o professor Rodrigo Martins, a equipe estabeleceu um cronograma de treinamentos voltados especificamente para o JINIFF para as equipes de futsal, vôlei e natação, nos últimos dois meses, enquanto no mês passado foram iniciados os treinamentos do atletismo, incluindo o lançamento de dardo, arremesso de peso e corrida, além de ser realizada uma seletiva para formação das equipes xadrez

"Em termos de expectativa, não podemos prever a expressividade dos resultados pois dependem de diferentes fatores. Mas já conseguimos perceber um aumento no número de alunos buscando a prática esportiva de forma competitiva e também de forma recreativa nos intervalos das aulas, o que já está impactando positivamente a cultura esportiva do Campus Itaperuna", ressalta o professor Rodrigo.

As datas oficiais de disputas de cada uma das modalidades do JINIFF 2023 estão previstas para serem divulgadas nos próximos dias.