CAMPUS ITAPERUNA

Atividades Presenciais

NAE, do IFF Itaperuna, terá atendimento presencial das 8h às 20h, a partir de segunda, dia 14

por Comunicação Social do Campus Itaperuna publicado 11/02/2022 15h23, última modificação 11/02/2022 19h43
Núcleo de Atendimento ao Educando do campus fará plantão de atendimento, de segunda a sexta-feira, para atender demandas relacionadas à assistência estudantil e tirar dúvidas dos estudantes.
Assistência Estudantil

O Núcleo de Atendimento ao Educando (NAE) do Instituto Federal Fluminense (IFF) Campus Itaperuna retomará o atendimento presencial de segunda a sexta-feira, das 8h às 20h, a partir da próxima segunda, dia 14 de fevereiro, quando será ampliado, de 10 para 31, o número de turmas com Atividades Pedagógicas Presenciais (APP) no campus

Os estudantes, bem como seus pais/ responsáveis, podem se dirigir ao setor para tirar dúvidas e fazer solicitações referentes à assistência estudantil, entre elas a carteirinha de transporte gratuito. A sala do NAE fica no 2º andar do Bloco F.

Nos próximos dias, será feita a entrega de uniformes do tipo camisa para os estudantes dos cursos técnicos (matrícula 2020 e 2021) que ainda não a pegaram. Haverá ainda a entrega de uniformes tipo regata para todos os estudantes dos cursos técnicos, exceto os concluintes.

Carteirinha de transporte

Os estudantes do campus que residem em Itaperuna podem solicitar a carteirinha de transporte urbano gratuito para o deslocamento residência x IFF nos dias em que precisem ir ao campus para frequentar as Atividades Pedagógicas Presenciais (APP). Os pedidos são  recebidos presencialmente pelo NAE.

É preciso preencher a ficha de solicitação, a ser fornecida pelo campus, além de entregar uma foto 3x4, a fotocópia da carteira de identidade, do CPF e do comprovante de residência atualizado (de até dois meses, podendo ser conta de luz ou de água).

No caso de o estudante residir com terceiro (ou seja, comprovante de residência que não esteja em seu próprio nome ou de seus pais), devem ser anexados também a declaração de residência preenchida e assinada por terceiros (declarante), a fotocópia do documento de identificação oficial com foto do declarante e a fotocópia do comprovante de residência do declarante (de até dois meses, podendo ser conta de luz ou de água).

Para quem já tem a carteirinha, O NAE fez a solicitação de desbloqueio, em janeiro, à Secretaria Municipal de Educação e aguarda o atendimento. Assim que seja feito, os estudantes serão comunicados.

Declaração para transporte Intermunicipal

Sobre o comprovante de matrícula para estudantes dos cursos técnicos terem acesso ao transporte gratuito pela Viação Brasil ou outras empresas de transporte intermunicipal dentro do Estado do Rio, no deslocamento residência x IFF, o NAE divulgou um passo a passo de como fazer a solicitação

Com a Lei Estadual nº 7830/2018, do estado do Rio de Janeiro, os estudantes do ensino básico da rede federal (integrado, concomitante e subsequente) que residem em outros municípios do estado, que não Itaperuna, passaram a ter direito ao transporte intermunicipal com o objetivo de deslocamento residência x instituição de ensino.

Para usufruir desse direito, o estudante deverá portar sua carteira de estudante ou declaração de matrícula e estar devidamente uniformizado.

Documentação necessária para emissão da declaração de matrícula:

1) solicitação de declaração para transporte intermunicipal preenchida e assinada;
2) cópia de CPF;
3) cópia de documento de identificação oficial com foto (exemplos: RG, CNH, identidades expedidas pelas Forças Armadas);
4) cópia do comprovante de residência: conta de luz ou conta de água de no máximo 2 meses ou contrato vigente de aluguel.

Caso o estudante tenha seu comprovante de residência em nome de terceiro (ou seja, que não esteja em seu próprio nome ou de seus pais), devem ser apresentados também:

1) a declaração de residência preenchida e assinada por terceiro (declarante);
2) documento de identificação oficial com foto do declarante;
3) cópia do comprovante de residência do declarante de até 2 meses

Os documentos devem ser enviados para o e-mail: transporte.nae.itaperuna@iff.edu.br (somente pelos alunos que estão cursando o Ano Letivo de 2021).
Assunto: solicitação de declaração para transporte intermunicipal

ACESSE AQUI O REQUERIMENTO DE SOLICITAÇÃO DA DECLARAÇÃO PARA TRANSPORTE INTERMUNICIPAL

ACESSE AQUI O MODELO DE DECLARAÇÃO DE RESIDÊNCIA