CAMPUS ITAPERUNA

Nova seleção para bolsistas de extensão

por admin publicado 30/04/2015 18h11, última modificação 18/12/2017 13h18
Há seis vagas para alunos atuarem nos projetos de implementação do Centro de Memória e de Arte e Cultura no campus Itaperuna.

As inscrições poderão ser feitas entre os dias 4 e 7 de maio, no Protocolo do campus Itaperuna, na recepção, das 8h às 20h. É necessário anexar à ficha de cadastro o currículo e o boletim escolar. Poderão concorrer alunos dos cursos técnicos e do nível superior, que estejam regularmente matriculados e não sejam beneficiários de outro tipo de bolsa do IFFluminense ou de outros órgãos de fomento.

A previsão é que as entrevistas com os candidatos aconteçam de 12 a 14 de maio, com resultado final divulgado em 15 de maio. A bolsa começa a valer no dia 18 de maio, segundo o cronograma do processo seletivo. A carga horária semanal será de 12 horas, com bolsa mensal de R$ 250.

As vagas são para os seguintes projetos:

Projeto de Implementação do Centro de Memória do Instituto Federal Fluminense campus Itaperuna (1 vaga)
Coordenador:  Fabio Gustavo Viana Siqueira
Resumo: O Centro de Memória do IFF - Itaperuna é um centro de pesquisa que se propõe a atuar na construção e preservação da memória institucional em diálogo com a preservação da memória cultural local, funcionando como um espaço de referência para as comunidades interna e externa, bem como para a região.

Arte e Cultura no Campus Itaperuna: espaço de interrelações (5 vagas)
Coordenador: Andressa Peres Teixeira
Resumo: A presente proposta constitui-se de um importantíssimo pacto pela oferta de atividades artísticas-culturais no campus de forma contínua e multifacetada. A coordenação desta proposta fará a articulação entre as atividades extensionistas que já estão em andamento no campus e agregará ao plano de cultura da instituição as atividades previstas neste edital, criando um ambiente propício para a produção e disseminação cultural, tanto para o público externo, como para aquele atendido pelo NEABI e NUGEN. Este projeto ganha especial relevância se se tem em vista a baixa oferta de acesso a bens culturais no município de Itaperuna e a possibilidade de oferecer um contato com o mundo das artes de maneira democrática e gratuita. Além disso, se pensarmos que a experiência sensorial/corporal humana afeta a organização cerebral e o cérebro atua, em uma via de mão-dupla, no corpo, o contato com a dança, música e teatro ganha especial relevância em uma perspectiva cognitiva e educacional.

IFF nas redes sociais: http://portal.iff.edu.br/redessociais

(Publicada em: 30/04/15)