CAMPUS ITAPERUNA

Graduação

Novo curso de Engenharia Mecânica do Campus Itaperuna é aprovado na Câmara de Ensino do IFF

por Comunicação Social do Campus Itaperuna publicado 14/07/2022 13h40, última modificação 15/07/2022 11h17
A previsão é que nos próximos dias o projeto seja apresentado no Conselho de Ensino, Pesquisa, Extensão e Inovação e, em seguida, passe pela etapa final de aprovação pelo Conselho Superior do IFF.
Curso Técnico em Mecânica no IFF Itaperuna

Aula na área de Mecânica no IFF Itaperuna, que atualmente conta com formação em nível técnico

A Câmara de Ensino do Instituto Federal Fluminense (IFF) aprovou nesta quarta-feira, dia 13 de julho, o Projeto Pedagógico de Curso (PPC) para abertura da primeira turma da graduação em Engenharia Mecânica do Campus Itaperuna. Esse foi mais um importante passo para viabilizar a oferta do curso superior já no próximo Vestibular do IFF, com vagas para o 1º Semestre de 2023, cujas inscrições estão programadas para começar nas próximas semanas.

A previsão é que nos próximos dias o projeto seja apresentado também no Conselho de Ensino, Pesquisa, Extensão e Inovação (Cenpei) e, em seguida, passe pela etapa final de aprovação pelo Conselho Superior do Instituto. Segundo o coordenador da área de Mecânica do IFF Itaperuna, Juvenil de Oliveira Junior, a ideia é que sejam oferecidas 20 vagas de Engenharia Mecânica no Vestibular do IFF, com as outras 20 vagas da primeira turma sendo preenchidas via Sistema de Seleção Unificada (Sisu).

"A abertura da Engenharia Mecânica no IFF Itaperuna ainda depende de análise em outras duas instâncias, mas tudo está caminhando para que agora no início de agosto esteja aprovado em definitivo pelo Conselho Superior. A partir disso, as vagas já serão disponibilizadas no próximo Vestibular", explica o coordenador.

O diretor-geral do IFF Itaperuna, Filipe Ribeiro de Castro, ressalta a importância do novo curso para o campus.

"Passo a passo vamos avançando com esse sonho de ampliar a oferta de oportunidades para os jovens de nossa região. A Direção Geral agradece aos integrantes da Comissão de Avaliação do Projeto Pedagógico de Curso e da Câmara de Ensino pelas contribuições no aprimoramento do projeto. Agora, vamos para as etapas finais de aprovação com a expectativa de que logo poderemos, em definitivo, dar essa boa notícia da abertura das primeiras vagas para o 1º semestre letivo de 2023", afirma o diretor-geral.

Essa será a terceira graduação oferecida pelo Campus Itaperuna, que atualmente conta com turmas do Bacharelado em Sistemas de Informação e da Licenciatura em Química. O curso de Engenharia Mecânica terá duração de cinco anos, com aulas presenciais em período integral, predominantemente nos turnos da manhã e tarde. O novo bacharelado vem sendo construído desde 2018, com a participação de professores de diversas áreas do campus.

O Estudo de Viabilidade do curso fez um levantamento aprofundado de questões específicas e potencialidades da região, considerando um raio de 250 quilômetros do campus que inclui, além de municípios do Norte e Noroeste Fluminense, cidades do Sul Capixaba e da Zona da Mata Mineira. A implantação do curso de Engenharia não acarretará o fim da formação técnica que é ofertada no campus.

Mudanças na Licenciatura em Química

Na mesma reunião da Câmara de Ensino nesta quarta-feira, 13, foram aprovadas algumas alterações no Projeto Pedagógico de Curso da Licenciatura em Química do IFF Itaperuna. De acordo com a coordenadora do curso, Juliana Simões, foi feita uma pequena reformulação, com a alteração em algumas disciplinas para atender uma diretriz recente do Conselho Nacional de Educação (CNE), além de incluir a carga horária de atividades de extensão dentro das disciplinas. Outra mudança aprovada é que a oferta de vagas no Vestibular passará a ser anual, em vez de  semestral.