CAMPUS ITAPERUNA

Notícias

Oficinas teatrais e sócio-culturais

por admin publicado 16/10/2012 17h11, última modificação 18/12/2017 13h22
O 1º encontro das “Oficinas teatrais e sócio-culturais do Grupo Parada Artística: formação do ator cidadão” aconteceu, recentemente, no câmpus Itaperuna.

 Desenvolvidas pela pedagoga Gleiciane Lage e pelos bolsistas Igor Gaviole e Rodrigo Oliveira, as oficinas, que fazem parte do projeto de extensão “Arte em Cena”, acontecerão durante as próximas sete semanas na Sala de Artes do câmpus Itaperuna, nas segundas-feiras, às 18h.

 O tema do primeiro encontro, realizado no dia 08 de outubro, foi “despertar o olhar teatral”. Inicialmente foi feita a apresentação do projeto e a importância do Grupo Parada Artística para o câmpus, além da motivação de usar o “teatro do oprimido”, de Augusto Boal, como tema das oficinas.

 Foram realizados exercícios de apresentação, descontração, desinibição, união e incentivo, com o objetivo de conhecer o grupo, suas capacidades, limitações atuais e experiências teatrais.

 A oficina também contou com uma parte teórica fazendo uma introdução ao conhecimento artístico e um apanhado histórico sobre o teatro, com discussão baseada no vídeo “Linguagens teatrais e práticas pedagógicas”, da TV ESCOLA.

 Para a coordenadora do projeto e os bolsistas, o primeiro dia foi ainda melhor do que esperavam com a participação de 15 pessoas da comunidade externa e duas do público interno.

 “Foi uma noite muito agradável, com muitas risadas provocadas pelos exercícios de mímica que deixaram, com certeza, um gostinho de quero mais. As oficinas terão uma grande importância na função extensionista do IFF, produzindo arte e senso crítico com pessoas que, sendo artistas ou não, se despertarão como atores protagonistas na sociedade em que vivemos”, destacaram.