CAMPUS ITAPERUNA

Assistência Estudantil

Pagamento de Auxílio Inclusão Digital para alunos do IFF Itaperuna segue até sexta-feira, dia 8

por Comunicação Social do Campus Itaperuna com Comunicação Social da Reitoria publicado 05/01/2021 10h34, última modificação 05/01/2021 10h34
Os valores foram depositados nas contas bancárias cadastradas pelos estudantes no IFF. Quem não tem conta deverá sacar o auxílio em qualquer agência do Banco do Brasil.

Está liberado para saque o pagamento do auxílio para compra de tablet e contratação de serviço de internet dos alunos do Instituto Federal Fluminense (IFF) Campus Itaperuna aprovados nos editais de Auxílio Inclusão Digital.

Os valores foram depositados nas contas bancárias cadastradas pelos estudantes no IFF. Quem não tem conta deverá sacar o auxílio até a próxima sexta-feira, dia 8 de janeiro, em qualquer agência do Banco do Brasil, mediante apresentação de documento oficial com foto e CPF.

O resultado das seleções está disponível no Portal de Seleções do IFF e pode ser acessado AQUI (compra de tablet) e AQUI (contratação de serviço de internet).

O Instituto Federal Fluminense lançou, a partir de agosto de 2020, programas de Inclusão Digital para estudantes com matrícula ativa na instituição. Após o processo de seleção, iniciaram-se os pagamentos dos benefícios aos contemplados por meio dos Editais Nº 86/2020101/2020 e 102/2020, o primeiro por meio de convênio do Ministério da Educação e da Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (MEC/RNP) e os demais da Assistência Estudantil, respectivamente para doação de chip para acesso à internetauxílio à compra de tablets e auxílio à aquisição de serviços de internet.

Ao todo, são 1.420 tablets, além de 1.885 chips para acesso à internet e 135 auxílios para alunos que residem onde os chips não funcionam, no valor de R$ 100,00 por 12 meses, totalizando 2.020 serviços de internet disponibilizados aos estudantes, com intuito de possibilitar a participação nas Atividades Pedagógicas Não Presenciais - APNP (confira nas tabelas abaixo a entrega dos benefícios por campus).

As três modalidades de Auxílio Inclusão Digital:

•Aquisição de dispositivo eletrônico (tablet) - para estudantes com renda familiar de até 1,5 salário mínimo per capita. Auxílio único no valor de R$ 1.000,00;

•Alunos Conectados - convênio do MEC/RNP para doação de um chip de dados (20GB) para atendimento aos estudantes com renda familiar de até 0,5 salário mínimo per capita, podendo chegar aos estudantes com renda familiar de até 1,5 salário mínimo per capita, desde que atendido o primeiro grupo;

•Aquisição de serviço de internet para estudantes com renda familiar de até 1,5 salário mínimo per capita, que residem onde os chips não funcionam, no valor de R$ 100,00 por 12 meses.

O diretor de Políticas Estudantis do IFF, Maurício Guimarães Vicente, avalia que os projetos para concessão dos auxílios foram bem sucedidos no Instituto e imprescindíveis para as atividades estudantis nesse ano de 2020, marcado pelo distanciamento social. “Apesar de ter sido um ano muito difícil, essa ação nos encheu de orgulho. Foi uma decisão de nosso Colégio de Dirigentes, onde os campi de forma conjunta apoiaram a ideia da Inclusão Digital para os alunos. Numa entidade tecnológica como a nossa, é inconcebível termos estudantes sem acesso à rede. Por isso, demos mais um passo no auxílio aos nossos discentes”, comenta.

Entrega de tablets

Santo Antônio de Pádua 65 Santo Antônio de Pádua 51 116
Macaé 111 Macaé 60 171
Total 1.204 Total 681 1.885

Auxílio à aquisição de serviços de internet (R$100,00 por 12 meses)

CampusInternet
Cambuci 2
Maricá 0
São João da Barra 2
Bom Jesus do Itabapoana 42
Cabo Frio 5
Campos Centro 22
Guarus 3
Macaé 12
Santo Antônio de Pádua 4
Itaperuna 41
Quissamã 2
Total 135

O que é inclusão digital?

O conceito de inclusão digital é o processo de democratização do acesso às tecnologias da informação, de modo a permitir a inserção de todos na sociedade da informação, o que também representa uma forma de simplificar a rotina diária, maximizar o tempo e as suas potencialidades.

Um incluído digitalmente não é aquele que apenas utiliza essa nova linguagem, que é o mundo digital, para trocar e-mails, mas aquele que utiliza deste suporte para melhorar as suas condições de vida, a fim de buscar novas oportunidades de emprego, meios de comunicação e formas de obter aprendizado.

Para que a inclusão digital ocorra, no entanto, são necessários três instrumentos básicos: dispositivo para conexão, acesso à rede e o domínio dessas ferramentas, pois o indivíduo precisa, além de tudo, saber o que fazer com tais ferramentas.

O IFF Itaperuna segue com suas atividades presenciais suspensas. É possível entrar em contato com os setores administrativos, das 8h às 17h, pelo telefone (22) 3826-2300 e pelo e-mail atendimento.itaperuna@iff.edu.br.