CAMPUS ITAPERUNA

Palestra em comemoração ao dia da mulher

por admin publicado 13/03/2013 12h33, última modificação 18/12/2017 13h19
Em comemoração ao Dia Internacional da Mulher, o campus Itaperuna promoveu uma palestra sobre o “Direito da Mulher” para as alunas do Programa Mulheres Mil, no dia 07 de março.

A palestra foi ministrada pela Assistente Social e Coordenadora do Curso de Serviço Social da Faculdade Redentor, Jussara Lima Ferreira, que fez um resgate histórico sobre a condição feminina, desde os primórdios da sociedade até os dias atuais.

A ênfase foi dada às questões ligadas ao direito, como o direito ao voto, a violência doméstica, a mudança na chefia da família, a dupla jornada de trabalho que a mulher exerce, entre outros assuntos.

O objetivo do evento, que ofereceu um lanche em celebração à data, foi instruir as alunas sobre seus direitos enquanto mulher e orientá-las sobre onde elas podem recorrer para buscá-los.

“Buscou-se mostrar para essas mulheres que a sociedade mudou e que a condição delas nessa sociedade mudou também”, explica Jussara.

O Programa Mulheres Mil visa contribuir para a emancipação de mulheres que se encontram em situação de vulnerabilidade através da educação.

A proposta já tem demonstrado mudança na vida das alunas participantes, como Neuzelia Lobo da Silva, 49 anos, que afirma está adquirindo experiência, conhecimento e começa a traçar planos para quando se aposentar.

Gleiciane Lage Soares, gestora do Mulheres Mil no campus Itaperuna, reflete sobre as mudanças que essa nova experiência tem trazido para o Instituto como um todo.

“É papel da escola prezar pela inclusão e pelo desenvolvimento do município. A entrada das alunas do Mulheres Mil está colocando isso em prática e mostrando para a escola que esse espaço tem uma missão muito maior”, comentou Gleiciane.